A Secretaria Municipal de Educação (Semed), a partir de fevereiro de 2010, oferecerá à comunidade, em especial aos estudantes e professores universitários, atendimento totalmente informatizado na Biblioteca da Cidade Universitária, uma das mais atualizadas de Macaé e região. Mais 600 livros foram somados este mês ao acervo de 7.635 exemplares e novos 500 títulos chegarão para o início do próximo ano letivo.
A informatização foi possível por meio da parceria com a Universidade Federal do Rio de Janerio (UFRJ), que disponibilizou o sistema israelita ALEPH e prestou treinamento no Rio de Janeiro aos funcionários. Há dois meses os títulos começaram a ser inseridos ao novo sistema, que também já contém 10% do cadastro dos 1.495 alunos da UFRJ, UFF e da Faculdade Pública Municipal, a FeMASS, que possuíam registros em fichas.
Durante todo o mês de janeiro, a biblioteca estará funcionando também com a finalidade de cadastrar os estudantes no novo sistema para que, a partir do início do próximo ano letivo, todo o procedimento seja eletrônico. A coordenadora da biblioteca, Nádia Bittencourt, informou que o atendimento, que teve início, nesta segunda-feira (4), será das 9h às 17h.
A bibliotecária responsável, Lindaci Beatriz Rosa, ressaltou a importância desse espaço cultural para Macaé e região. “Recebemos alunos de outras faculdades do município e até de municípios vizinhos. Ela é muito bem frequentada porque tem um acervo atualizado devido ao investimento constante em novas aquisições”, disse. Neste mês, foram agregados livros das áreas de saúde, direito, sistemas de informação, contabilidade, administração e engenharia de produção. Ela considera que o novo sistema agilizará os empréstimos e facilitará o controle do acervo.
A auxiliar de biblioteca, Josélia Santos, explicou que os empréstimos são feitos a estudantes, professores e funcionários da Cidade Universitária, mas que a consulta para pesquisas é aberta a toda comunidade.