Educação Municipal passa por processo de reorganização

08/12/2022 10:15:00 - Jornalista: Equipe Secom

As ações tomadas visam atender às demandas e reverter prejuízos causados na pandemia

Um processo de reorganização da Educação. Assim definiu a secretária de Educação, Leandra Lopes, e o secretário adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, na Rádio 101 FM, durante o Programa Fala, Zezé Abreu, na manhã desta quarta-feira (7), ao explicar as principais ações que estão sendo desenvolvidas com a renovação de matrícula, mudanças no uso do transporte escolar, eleição de diretores, aquisição dos laboratórios de ciências, expansão da rede física e os trabalhos para reverter os efeitos dos prejuízos educacionais, reflexos da pandemia. Um deles é a evasão escolar.

De acordo com Leandra Lopes, um levantamento da Educação mostra que a força-tarefa para reduzir a evasão escolar tem dado resultados e o número, este ano, é menor em relação a 2021, mas ainda tem cerca de 3.500 alunos que precisam retornar para a escola. O índice de evasão é maior nas turmas do primeiro ano, com 433 alunos fora da escola. As equipes da secretaria monitoram, também, os motivos da criança não estar estudando. Os dados foram apresentados durante a entrevista.

A secretária destacou que, ao mesmo tempo, a rede pública municipal de ensino de Macaé já recebeu, este ano, mais de três mil pedidos de novas matrículas. Para atender tantos alunos, a prefeitura investe em novas salas de aula, reforma de unidades, equipamentos e capacitação de profissionais. “Para atender esse impacto, há a necessidade da reorganização da rede de ensino, o que estamos fazendo”, enfatizou Leandra. Ela acrescentou que, além de uniforme, professor dentro de sala e a frequência dos alunos, o município investe em infraestrutura com 10 novas unidades escolares e reforma dos quatro Cieps anunciada para 2023.

Leandra disse que a Educação faz parte de um projeto de toda a sociedade. “É importante amar a escola. A família estar presente com os filhos na escola, conhecer o espaço, isso faz a diferença na vida escolar da criança”, destacou a secretária. Ela explicou que o governo municipal desenvolve políticas públicas que garantem os direitos dos alunos na escola e também na vida em sociedade e é importante, ainda, que o aluno estude na escola do seu bairro ou na mais próxima de sua residência.

As medidas vêm em forma de incentivos, entre outros, o Bolsa-Escola e o Programa Auxílio Material Didático e Uniforme Escolar, lançado pela prefeitura, em novembro último, por meio do decreto 4.968/2022, do prefeito Welberth Rezende. Alunos da rede pública municipal de ensino vão receber até mil reais via cartão de incentivo. “O cartão vai condicionar o incentivo à criança estar na escola como uma das formas de enfrentamento contra a evasão. Também estamos levando laboratórios móveis de Ciências às escolas e entregando material esportivo”, finalizou Robério.