Educação oferece 240 vagas em Centro Municipal de Idiomas

22/02/2010 17:58:15 - Jornalista: Andréa Lisbôa

Alunos da rede pública municipal de Macaé, a partir desta quarta-feira (24), terão a oportunidade de estudar inglês e espanhol gratuitamente no Centro Municipal de Idiomas (CMI). A Secretaria de Educação oferece 240 vagas este ano. O objetivo do projeto é viabilizar aos estudantes do município acesso ao mercado de trabalho e ao ensino superior por meio da aprendizagem de línguas estrangeiras. As inscrições para as 160 vagas deste semestre vão até 11 de março, na Cidade Universitária. O sorteio das vagas acontecerá dia 12 de março.

Inicialmente, poderão se inscrever alunos da rede municipal entre 12 e 18 anos. Futuramente, serão abertas vagas para a comunidade em geral. As inscrições para o sorteio serão realizadas na sala do Centrexs, localizada no 3° andar do prédio da Funemac/Cidade Universitária, rua Aluízio da Silva Gomes, n° 50 - Granja dos Cavaleiros; de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14 às 18h.

Para a secretária de Educação, Marilena Garcia, o domínio de idiomas é um importante instrumento, principalmente voltado ao mercado de trabalho. "Com o centro, estamos cumprindo mais uma demanda do município, onde em vários setores, como o comércio, o conhecimento de uma língua estrangeira já é necessário", destacou Marilena.

As 160 primeiras vagas serão sorteadas às 14h do dia 12 de março, no auditório da Cidade Universitária. As aulas do CMI, com duração de duas horas, acontecerão duas vezes por semana também na Cidade Universitária. Neste primeiro semestre, serão abertas quatro turmas de inglês e quatro turmas de espanhol, nos turnos da manhã e da tarde, com vinte alunos em cada. A duração do curso completo (básico, intermediário e avançado) será de quatro anos para espanhol e de quatro anos e meio para inglês.

O projeto do Centro de Idiomas tem como modelo o Centro Interescolar de Línguas de Brasília, que acumula experiências bem sucedidas desde 1998. Os professores selecionados para lecionar no CMI passam por um curso de qualificação ministrado por aquela instituição nesta semana. O centro, que futuramente funcionará próximo ao SENAI, na Virgem Santa, é estruturado pelo Marco Comum Europeu de Referência de Línguas, modelo internacional. A proposta é que o estudante conclua o curso dominando uma língua. Alunos com necessidades educacionais especiais também serão contemplados.

O projeto piloto terá início com turmas de nível básico. Mais tarde, se estenderá oferecendo os níveis intermediário e avançado e também o turno da noite. O material didático não será fornecido pela prefeitura. O estudante que não puder adquiri-lo deverá solicitar a isenção desse pagamento de 15 a 19 de março. As entrevistas para avaliar os pedidos de isenção serão marcadas para o período entre 22 e 26 de março. Os deferimentos serão divulgados às 16h do dia 26.

Os alunos que forem sorteados deverão efetuar matrícula entre 29 de março e 1º de abril, na Cidade Universitária, e as aulas terão início em 5 de abril. Mais informações pelos telefones 2796-2528 e 2796-2531.