Foto: Ana Chaffin
Alunos da Escola Municipal Paulo Freire participaram da programação
O projeto Macaé Resiliente – Defesa Civil nas Escolas segue transformando a realidade de jovens macaenses com ações educativas voltadas à prevenção de riscos e ao fortalecimento da cultura de resiliência. Nesta quarta-feira (20), os alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Paulo Freire, no Bairro Lagomar, participaram da programação com palestra e oficinas realizadas em parceria com a UFRJ, a Uenf e a Secretaria Municipal de Educação.
Coordenada pela Defesa Civil de Macaé, a iniciativa já contemplou 14 escolas em 2025 e deve alcançar outras 18 unidades até o fim do ano. Desde a criação do projeto, há três anos, o órgão já capacitou cerca de 1.200 profissionais da Educação — entre professores, porteiros e demais funcionários — e impactou aproximadamente 100 escolas da rede municipal. Os parceiros vieram este ano.
Com uma abordagem multidisciplinar, o Macaé Resiliente une temas como meio ambiente, primeiros socorros, robótica e meteorologia. A proposta é preparar os estudantes para lidar com situações de emergência e compreender os impactos das mudanças climáticas no cotidiano.
No projeto, os alunos vivenciam simulações de primeiros socorros com manequins infantis e adultos, aprendendo técnicas essenciais para agir em casos de acidentes, como desengasgos.
Mesmo com as parcerias, a Defesa Civil continua atuando de forma contínua nas escolas, promovendo orientações sobre enchentes e incêndios, evacuação segura e cuidados em outras situações de risco. As escolas municipais interessadas em receber a Defesa Civil podem fazer a solicitação.
O secretário de Defesa Civil falou sobre a importância do projeto nas escolas.
"Este trabalho é fundamental para proteger as crianças de possíveis desastres e acidentes. É uma iniciativa que torna a cidade mais segura e mais resiliente", afirmou Joseferson de Jesus.
“O que os alunos aprendem vai muito além das ações do projeto nas escolas. Eles se tornam multiplicadores dentro e fora de casa, contribuindo para salvar vidas”, destacou o coordenador de Emergência da Defesa Civil, Régis de Lima.
“Gostei muito e observei a importância dos primeiros socorros na vida da gente, de criança e adulto. Também me interessei pelo cuidado com o solo, com o ambiente em que vivemos", disse Ueudes que sonha ser engenheiro civil ou policial.