Evento será das 10 às 12h30 na Cidade Universitária, na segunda-feira
A Secretaria de Educação promove na próxima segunda-feira (2), no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária, a mediação de leitura com o tema "Como minimizar o impacto para as crianças na educação". Será um encontro de escuta ativa, das 10 às 12h30, com professores da rede pública de ensino. Também participam bibliotecários e mediadores de leitura.
De acordo com a palestrante Renata Costa, que trabalha com políticas públicas de livre leitura, bibliotecas comunitárias e escolares e é gestora do projeto Palavralida, será um momento de troca entre os participantes. "Gostaríamos de convidar professores e mediadores de leitura para o encontro, que será tanto de Macaé quanto de cidades vizinhas. Vamos conversar sobre a retomada do ensino presencial no pós-pandemia e as estratégias de minimização dos impactos causados pelo período de afastamento social", comentou a especialista.
Para participar, os interessados devem utilizar o link de inscrição encurtador.com.br/qAC13. Quem não conseguir fazer a inscrição pode se dirigir ao local e fazer no próprio auditório.
A Secretaria de Educação informou que a ação surgiu a partir da identificação de um momento estratégico de volta às aulas pós-pandemia, com foco na abordagem dos alunos, que estiveram sem contato com o convívio escolar.
A partir das problemáticas levantadas, o objetivo do encontro será discutir de que forma os professores podem agir enquanto mediadores de leitura no contexto atual.
Quem é a palestrante
Renata Costa realiza palestras e conferências no Brasil e América Latina, debatendo, promovendo e apoiando a implementação de planos e políticas voltadas ao livro e leitura, fortalecendo redes de trocas e sustentabilidade das práticas mediadoras e leitoras.
A mediadora também é gerente de Livro e Leitura na Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que atua em ações em todas as cadeias do livro, desde ações de fomento até a gestão de bibliotecas.