No Dia Nacional de Educação Infantil, celebrado nesta quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação realizou mais um encontro com diretores desse segmento de ensino da rede pública municipal. O evento, realizado na Cidade Universitária, reuniu apresentação de projetos, avanços e conquistas da infância, processos de compra, diálogos, grupos de trabalho, entre outras atividades.
O encontro foi aberto com uma acolhida musical, seguida da apresentação do projeto “Política é assunto de criança”, da Escola Municipal de Educação Infantil José Bruno de Azevedo. Durante a programação, foram discutidos os marcos da Educação Infantil, com seus respectivos avanços e conquistas de um coletivo em prol da infância.
A importância de um planejamento intencional para o uso dos materiais adquiridos pela rede pública municipal em seus processos de compra foi destacada durante a reunião. A superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, explicou como os professores têm sido orientados para inclusão desses materiais no seu planejamento pedagógico e no cotidiano da escola.
Outros temas abordados durante o evento foram “Inovar e Aprender – Diálogo sobre a Cultura Maker na Educação Infantil” e “Caderno de Orientação Pedagógica 2.0: Estrutura”.
Os diretores também participaram de oito grupos de trabalho, com a discussão dos seguintes assuntos: Educação Alimentar (em parceria com a Coordenação de Nutrição Escolar); Educação Antirracista; Corpo, Movimento e Diversidade; Tecnologia na Educação Infantil; Avaliação e Relatório; Leitura e Escrita na Educação Infantil; Transição para o Ensino Fundamental (em parceria com a superintendência de Ensino Fundamental); Professor Orientador – Gestão Pedagógica; Educação Inclusiva (em parceria com a Superintendência de Educação Inclusiva).
As atividades contaram ainda com um espaço para as escolas compartilharem soluções que emergiram de situações complicadas, com a primeira participação da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Therezinha Carvalho. Na ocasião, a unidade apresentou o tema “As crianças podem entrar na cozinha?”. Os próximos encontros estão marcados para os meses de setembro, outubro e novembro.