logo

Educadores das escolas de Macaé e região participam de cursos de formação

25/08/2010 11:41:11 - Jornalista: Clinton Davisson

Mais de 50 profissionais da área de Educação lotaram o auditório da Educação, nesta semana, durante mais uma etapa do Curso Formação Pela Escola que visa capacitar profissionais para a administração dos recursos enviados pelo governo para a Educação. As aulas tiveram início às 8h e seguiram até 12h. O módulo intitulado Competências Básicas traz informações sobre os programas financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e sobre as políticas públicas na educação.

Segundo a coordenadora, Roze Tomaz, o curso teve como objetivo o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas dos programas educacionais financiados pelo FNDE. “É importante a secretaria estar sempre capacitando profissionais de ensino das redes municipal, estadual e municípios vizinhos para conhecer e entender o funcionamento das políticas públicas voltadas para educação . Trata-se, principalmente, de uma forma de controle social na administração pública”, explicou.

O programa é voltado para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada e é uma parceria do MEC, FNDE e a Secretaria de Educação de Macaé e consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, a exemplo da concepção, das diretrizes, principais objetivos, agentes envolvidos, operacionalização, prestação de contas e dos mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações. Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas atividades, os cursos são oferecidos na modalidade à distância.

Em 2010, houve ampliação do Programa em Macaé contando com a parceria dos municípios vizinhos de Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu e representantes dos segmentos estaduais e municipais, totalizando no momento 168 cursitas. Além de profissionais da educação de Macaé, diretoras de outras cidades da região vieram em busca de capacitação. Foi o caso da diretora da Escola Estadual Antônio Barcellos de Conceição de Macabu, Zinalzia Maria Chaves Vasconcellos, que elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação de Macaé em ministrar o curso. “Aprendi várias coisas que não sabia e que vão me ajudar muito em minha cidade. É uma forma de conscientização e estimular a cidadania porque a gente passa a ter mais consciência de como funciona o trâmite da verba pública destinada à educação em nosso município”, afirmou.

Para Elizabeth de Azevedo Ramos, conselheira de Educação do Fundeb e também aluna do curso, a capacitação é uma obrigação do bom profissional. “Quero fazer todos os cursos que estiverem disponíveis nesta área. Acho muito importante a gente refletir sobre vários ângulos a educação de nossa cidade”, destacou.