logo

Educando na Cidadania eleva o tom de debates para estudantes e professores

02/06/2010 09:53:31 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Há cinco anos, o Programa Macaé Cidadão promove o projeto Educando na Cidadania com temas de interesse social, devidamente discutidos entre alunos e professores das instituições de ensino, onde o projeto é realizado. Em 2010, a temática desenvolvida é “Vida em Sociedade – Economia Voltada para a Vida”.

Para isso, o Macaé Cidadão firmou parceria com as secretarias de Educação e de Meio Ambiente. De acordo com a coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, a proposta deste ano é continuar o debate de 2009, com enfoque ao fato de a economia estar voltada para a vida.

- A escolha do tema se deve à escolha da Organização das Nações Unidas (ONU) para que 2010 seja o ano da biodiversidade, justifica ela. – Nós entendemos que o desenvolvimento econômico só é possível caso pensemos sobre os valores da vida.
Amélia cita como exemplo da importância do tema, o fato de a Campanha da Fraternidade coordenada pela União Nacional das Igrejas Cristãs (Unic) promover questões referentes à economia e à vida.

Para ela, o desafio desta proposta temática está na perspectiva de uma vida igualitária, numa sociedade marcada profundamente pela desigualdade, onde o direito à vida é sistematicamente desrespeitado por aqueles que sempre defendem o lucro antes da vida, o capital antes da pessoa e que por isso gera a injustiça e a exclusão.

De acordo com o tema “Vida em Sociedade – Economia Voltada para a Vida”, pretende-se debater a respeito das ações do homem, afirmando que a vida em sociedade pode ser harmônica, equilibrada e estabelecida em relações de respeito à natureza, com garantia de preservação de inúmeras espécies em ambientes saudáveis.

- Para os 1.500 cientistas e especialistas que elaboraram o Relatório de Avaliação Global da Biodiversidade, os seres humanos são a principal causa da perda crescente da biodiversidade mundial, devido a um sistema econômico preocupado, principalmente, com a acumulação de bens matérias – explica a coordenadora do Macaé Cidadão.

Palestras

Na próxima quinta-feira (10), haverá palestras para estudantes no Auditório da Faculdade Pública Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), na Cidade Universitária, entre 14h e 17h30m.

Ministrará assuntos concernentes ao tema de 2010 do Educando na Cidadania, o professor de História, especialista em teoria política, educacional e planejamento educacional, José Augusto Abreu Aguiar.

Ele será seguido pelo Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia Sanitária Carlos Pedro F. Neto, que vai falar sobre saneamento básico, água e resíduos.