Foto: Kaná Manhães
Projeto foi criado há cinco anos
A prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão e das secretarias de Educação e Meio Ambiente, promove a culminância do Projeto Educando na Cidadania 2010 no auditório da Cidade Universitária (Funemac) na próxima terça-feira(30).O encontro acontece a partir das 13h.
O projeto acontece há cincos anos e tem como objetivo refletir e discutir sobre cidadania, com temas de solidariedade, afeto, esperança, ajudando o aluno a crescer transformando a vida social. Este ano, o tema é “Vida em Sociedade: economia voltada para a vida”.
- O Programa Macaé Cidadão atende a administração pública oferecendo através de pesquisas informações sobre a sociedade macaense. Mas uma de suas tarefas é estimular a prática consciente da cidadania. Estamos estimulando a participação do jovem como cidadão, disse o coordenador de Projetos de Cidadania do Macaé Cidadão, Júlio Cézar Boldrini
O projeto se inicia todos os anos no mês de fevereiro terminando em novembro com diversas etapas. Nos encontros - conhecidos como “encontros temáticos” - alunos e professores participam e palestras sobre o assunto escolhido, promovem concursos de produção textual dentro do tema abordado.
Depois de selecionados, os melhores textos produzidos pelos alunos são publicados no livro “Vida em Sociedade”. Este ano, foram escolhidos 104 textos dentre as 11 escolas participantes do projeto.
Educando na Cidadania
O projeto Educando na Cidadania foi criado em 2005, em parceria com a Secretaria de Educação, e desde então vem trazendo às escolas discussões sobre temas da atualidade.
- O tema escolhido este ano não poderia ser mais oportuno. Em um momento em que a humanidade se preocupa cada vez mais com o futuro do nosso planeta, não poderíamos deixar de fora das escolas municipais discussões e trabalhos sobre a riqueza maior de nosso planeta, a sua biodiversidade. Por isso tivemos também a participação da Secretaria de Meio Ambiente, disse a coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Guedes.