Candidatos a conselheiros tutelares têm até quarta-feira (3) para entrar com recurso e esclarecer alguns documentos que foram entregues à comissão organizadora do processo seletivo. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (2), onde de 84 pessoas, três foram eliminadas por não terem comparecido ao exame psicotécnico realizado no último dia 22.
De acordo com informações do presidente da Comissão Eleitoral para Seleção Pública dos Conselheiros Tutelares do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Juliano Sebastian, o resultado indeferido não significa que o candidato está fora do processo seletivo, no entanto, é necessário que a pessoa compareça até ao conselho para esclarecer alguns documentos.
- A maior dificuldade sentida pela comissão foi referente a comprovação de residência e experiência dos candidatos mínima de dois anos no trato com criança ou adolescente, face ao trabalho profissional ou voluntário no Poder Público, entidade privada ou de atendimento regularmente cadastrado no Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA)”, ressaltou.
Ele destacou ainda que a apresentação de defesa de impugnação também deverão ser realizadas até esta quarta-feira (3), no horário de 9h às 17h, na sede do CMDDCA , localizada na Avenida Papa João XXIII, 47, Centro de Macaé.
- Estou otimista com esse processo eleitoral, pois está tudo transcorrendo dentro do cronograma previsto. As dúvidas são naturais, principalmente com a nova Lei 3.558 que regulamentou os conselhos e criou o da região serrana”, acrescentou.
O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente, Antonio Felipe Gonçalves, explica que a previsão é de o resultado dessa etapa seja divulgado na quinta-feira (4).
- A próxima etapa será a prova de conhecimentos específicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A previsão é de que as eleições sejam no dia 25 de setembro e os novos conselheiros eleitos possam tomar posse em seus cargos no dia primeiro de novembro, concluiu.