A primeira etapa das eleições para conselheiros tutelares será divulgada na próxima terça-feira (2). Ao todo, foram inscritos 84 candidatos que terão ainda que enfrentar outras etapas. A previsão é de que o processo eleitoral seja realizado no dia 25 de setembro e os eleitos tomem posse em seus cargos no dia primeiro de novembro.
De acordo com informações do presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Antonio Felipe Gonçalves, a primeira etapa divulgará os candidatos aptos para participarem da segunda fase que consiste na aplicação da prova de conhecimentos da língua portuguesa.
- Os candidatos já foram submetidos a teste psicotécnico e até o final desta semana, a equipe organizadora verificará minuciosamente todos os documentos entregues, definindo assim quem realmente está apto para continuar participando do processo seletivo, ressaltou.
O objetivo das eleições é eleger 15 conselheiros tutelares para o preenchimento de vagas para os Conselhos 1, 2 e 3. Cada conselho terá cinco membros escolhidos pela comunidade local para cumprir um mandato de três anos. No entanto, é permitida a reeleição desde que a pessoa participe de um novo processo seletivo.
Depois do processo de aplicação da prova de conhecimentos da língua estrangeira, o candidato terá seus conhecimentos avaliados através de uma prova sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).