logo

Elevatória da Rua Télio Barreto opera normalmente

04/01/2012 16:26:06 - Jornalista: Juliene Silveira

Com a chuva dos últimos dias, a elevatória da Rua Télio Barreto passou pela fase de testes e opera normalmente. A elevatória foi construída pela Prefeitura de Macaé com o objetivo de ampliar a vazão pluvial dos canais da Evaldo Costa, Antônio Curvelo Benjamim e Fábio Franco em direção ao ponto de desague no Rio Macaé. A obra faz parte do programa Água Limpa, e o objetivo é acabar com os alagamentos da região, onde esses canais estão situados, em ocasião de chuvas mais fortes.

De acordo com o engenheiro Sérgio Santos, fiscal responsável pela obra, a elevatória entrou em uso e funcionou perfeitamente; os problemas que ocorreram não foram causados por mau funcionamento, mas devido a outros fatores, como ralos entupidos e ruas baixas.

—Já estamos elaborando o cronograma físico para eliminar todos esses problemas, que causaram esses alagamentos, pois a elevatória da Rua Télio Barreto tem capacidade de atender uma quantidade muito maior de água pluvial do que foi atendido nessas chuvas— Explica Sérgio Santos.

Sérgio explica que, para resolver o problema de alagamento nas ruas baixas, haverá um projeto de microdrenagem, que compreende a instalação de minielevatórias nas ruas onde ainda ocorrem esse problema, como nas ruas Argentina,Venezuela, Água Marinha e Jonas Mussi.

Já para resolver o problema de ralos entupidos, o fiscal informa que é necessário um serviço de manutenção semanal, porém, a população também deve colaborar, evitando jogar lixo nas ruas.

A obra da elevatória foi necessária porque a antiga elevatória da Télio Barreto não atendia mais à vazão pluvial da região. Com o crescimento de Macaé, a antiga elevatória não conseguia mais captar as águas pluviais com rapidez, o que vinha resultando em alagamentos com chuvas mais fortes.