Foto: Tiago Ferreira
Os jogadores do Macaé comemoraram a permanência na Série C
Em um jogo épico e com quatro viradas, o Macaé Esporte venceu a “Batalha do Abreuzão”. Neste domingo (18) à tarde, o Alvianil Praiano bateu o Marília pelo atípico placar de 6 a 4 e garantiu a sua permanência na Série C do Brasileiro. Por outro lado, o time paulista foi rebaixado devido à vitória de 2 a 0 do Madureira sobre o Brasiliense no Rio de Janeiro.
Com estes resultados, o Ipatinga (18 pontos) e o Brasiliense (13) foram as equipes classificadas do Grupo C. O Madureira terminou em terceiro lugar, com 10 pontos. Macaé Esporte e Marília ficaram com 8 pontos, só que os comandados do técnico Toninho Andrade levam vantagem no critério de saldo de gols: foram três negativos contra seis também negativos do MAC.
- Foi uma partida e uma vitória extraordinária. Sabíamos que não seria fácil, entretanto nós acreditávamos no potencial e na capacidade do time de chegar e vencer fora de casa. Foi uma decisão e a sensação que temos é a de que cumprimos o nosso papel e estamos realmente muito felizes de termos alcançado essa conquista - declarou o treinador Toninho Andrade.
Quatro viradas e jogo com 10 gols - Com todos os requintes de dramaticidade, Macaé e Marília fizeram a partida mais espetacular desta Série C. Apesar de o Alvianil ter tomado a iniciativa - o MAC jogava pelo empate -, o time só levava perigo nas bolas aéreas, que ao final do jogo foram determinantes para o resultado final. Com o apoio de seu torcedor, que compareceu em número reduzido, o Marília tentava jogar nos erros do Macaé.
Mas, aos 20min, o Leão abriu o placar. O atacante Pipico arrancou da intermediária, passou como quis pelos defensores do Marília, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Bruno Prandi para fazer um gol de placa. Como o MAC não caia com um empate, os paulistas foram para o ataque e, aos 26, deixaram tudo igual. Vandinho cruzou a bola na área e Laécio desviou para o fundo das redes: 1 a 1.
Três minutos depois, o Macaé teve a chance de voltar a comandar o marcador. André Gomes cobrou falta e o zagueiro Ciro, de cabeça, mandou a bola no travessão. O Marília não se abateu e conseguiu a virada (a primeira do jogo) aos 33min. O meia Danilinho bateu falta pela direita, o zagueiro Bonfim testou com força na trave e a bola sobrou para o também zagueiro Rafael Silva empurrar para o fundo das redes: 2 a 1.
Porém, o Macaé não se abateu e conseguiu o empate ainda no primeiro tempo. Aos 38min, 0 meia André Gomes entrou na área e foi derrubado por Bonfim. Ele mesmo bateu o pênalti com categoria e deixou tudo igual: 2 a 2. Apenas quatro minutos depois, o próprio André Gomes cobrou falta com perfeição na cabeça de Tiago Lima, que subiu mais que todo mundo e fez 3 a 2 para o Alvianil Praiano, na segunda virada da partida.
Na etapa final, o Marília voltou melhor e, aos 16minutos, conseguiu fazer o gol de empate. O apoiador Danilinho acertou uma bela cobrança de falta, sem nenhuma chance para Rerysson. A virada veio logo em seguida, aos 20. Edilson foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Vandinho. Sem marcação, o meia atacante só completou para o fundo das redes para fazer 4 a 3, na terceira virada do confronto.
Como o Macaé precisava da vitória para não ser rebaixado, foi com tudo para cima do Marília e conseguiu o gol de empate aos 22min. Novamente em bola parada, André Gomes cruzou na cabeça de Tiago Lima, que testou para o fundo das redes: 4 a 4. Enquanto todos pensavam que o jogo iria terminar empatado, o Macaé não se entregou e foi em busca de mais uma virada (a quarta da partida).
E o herói alvianil foi o atacante Charles Chad. Contratado nos últimos dias, o jogador foi apenas regularizado na sexta-feira (16) e entrou aos 18min do segundo tempo. E a estrela do atacante brilhou aos 26min. Charles recebeu na área, fez linda jogada individual, fintou o goleiro Bruno Prandi e bateu para o fundo das redes: 5 a 4.
O Marília precisava do empate e foi com tudo para o ataque, mas aos 46min, Charles Chad sacramentou a vitória macaense. Em rápido contra-ataque, ele recebeu lançamento, invadiu a área, cortou um zagueiro e, com muita categoria, bateu na saída de Bruno Prandi. Com o 6 a 4, o Macaé festejou a permanência na Série C em pleno gramado do Estádio Bento de Abreu.
- A equipe merecia algo melhor. Nosso dia-a-dia é muito bom, a pré-temporada foi muito boa. Algumas pessoas não acreditavam na gente, mas trabalhamos com a garra e a determinação de sempre. Abrimos o placar, tivemos uma situação difícil, porém a superação de cada um foi importante. Acho que esse jogo ficará marcado para a história - disse o capitão André Gomes.
Retrospecto contra paulistas é mantido - Além de permanecer na Série C, o Macaé pode festejar também a manutenção da escrita de nunca ter perdido para equipes paulistas em Brasileiros. Em oito jogos, foram cinco vitórias do Leão e três empates. O aproveitamento é de 75% dos pontos disputados. Já contra o MAC, foram quatro duelos, com três vitórias do Alvianil.
A reapresentação será amanhã (terça-feira, dia 20) à tarde, na Fazendinha. No dia seguinte, o Macaé volta a campo contra o Friburguense, às 18h, no Moacyrzão, pela Copa Rio.
Marília 4x6 Macaé
Marília - Bruno Prandi; Leandrinho, Rafael Silva, Bonfim (Edilson) e César; Odair, Butti, Juninho (Jackson) e Danilinho; Vandinho e Laécio.
Técnico - Tuca.
Macaé - Rerysson; Edson, Ciro, Douglas Assis e Bill; Rincón, Romário, André Gomes, Mossoró (Charles Chad) e Tiago Lima (Wesley); Pipico (Gustavinho).
Técnico - Toninho Andrade.