Emart: prédio reformado é reinaugurado com foco no aprendizado artístico

21/03/2024 22:07:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Maurício Porão

Prefeito destaca valorização da cultura com entrega da Escola de Artes, reforma do Teatro Municipal, espaço fixo para artesãos e cadastro de artistas e profissionais culturais da cidade

O prédio da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) foi reinaugurado na noite desta quinta-feira (21) pelo prefeito Welberth Rezende. O espaço, localizado no Centro Macaé de Cultura, passou por uma reforma completa, incluindo a criação de salas climatizadas e com isolamento acústico, proporcionando um ambiente adequado para o aprendizado artístico. As obras incluíram intervenções nas redes hidráulica e elétrica do prédio e iluminação com led.

O prefeito destacou que Macaé contabiliza no momento o andamento de 200 obras e disse que a cultura tem sempre que avançar.


“O Teatro Municipal é histórico, tudo será trocado para entregar um teatro reformado e moderno”, detalhou.

Welberth enalteceu o trabalho de valorização dos artistas locais com o cadastro de artistas e profissionais culturais.

“Esse é um dos maiores projetos culturais do Estado do Rio: são 25 vertentes diferentes. Fizemos um Carnaval com 100% dos artistas locais e para os artesãos, vamos fazer um espaço físico fixo”, anunciou, ressaltando o espaço renovado da Emart, considerado por ele "um centro de excelência para o ensino das artes". "A reforma trouxe melhorias significativas na infraestrutura, proporcionando mais conforto aos alunos e profissionais", acrescentou.

Leandro Mussi salientou a importância da reinauguração da Emart e os benefícios que ela trará para a comunidade.

"Com a reinauguração da Emart, Macaé reafirma seu compromisso com a cultura e a educação artística, proporcionando o crescimento e o aprimoramento dos talentos locais. A escola se consolida como um importante centro de referência no ensino das artes na região, contribuindo para a formação de artistas e para o fortalecimento do cenário cultural da cidade”, frisou Leandro Mussi.

Os vereadores Rond Macaé, Tico Jardim, secretários e a comunidade cultural do município participaram do evento.

Performance teatral e outras apresentações marcam reinauguração
A reinauguração da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) reuniu artistas e estudantes elogiando as novas instalações e a qualidade dos cursos oferecidos. A inauguração contou com performance teatral durante todo o evento.

Os personagens Artevido, Êmart e Maria José Guedes, do espetáculo "O incrível e fabuloso destino de Êmart - a criação de Maria", que contou os 20 anos da Emart, receberam os convidados numa performance criativa. Também foram realizadas apresentações do Coral da Cidade, Orquestra Escola, performance de xadrez teatro/dança, solo saxofônico e Orquestra Popular de Macaé.

A diretora da Emart, Cláudia Byspo, enalteceu o empenho da equipe em oferecer um ensino de excelência e um espaço acolhedor para os artistas.

"Com a reinauguração da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, a arte e a cultura ganham ainda mais destaque na cidade, proporcionando oportunidades e inspiração para artistas de todas as idades”, pontuou.

A Emart teve seu início com o curso técnico em artes cênicas com ênfase em montagem de espetáculos. No mesmo ano de 2003, foi criado o Conservatório Macaé de Música, atualmente denominado curso de música da Emart.

Na Galeria Hindemburgo Olive foram feitos serviços de pintura elétrica e nova iluminação. A Emart tem em suas instalações três áreas de convivência, 11 banheiros, 18 salas divididas em ambiente de pintura, música, teatro e setor administrativo.

Cresce número de alunos da Emart
Com 580 alunos, a Emart se prepara para receber mais 230 alunos do curso livre de teatro adulto e infantil, 30 alunos no curso preparatório em teoria musical, 47 para básico e iniciação infantil, 60 para curso básico de canto e mais 60 para pintura.

Na entrega da Emart, Maria José Guedes foi homenageada por meio da sua filha, Catarina Guedes. Pioneira das aulas artístico-musicais em Macaé, ela, em 1959, começou a dar aulas de piano, uma vez que era formada em música pelo conservatório de São Lourenço. Além disso, deixou cerca de cem frutos das artes plásticas em pintura a óleo, colagem, bico de pena e aquarela. Tudo principalmente com o tema rosários, pois ia com frequência a Ouro Preto, Paraty, Tiradentes e São João Del Rey.

Com 42 anos, fundou a Escolinha de Arte de Macaé, filiada à Escolinha de Arte do Brasil. Maria José Guedes, que também era poeta, ensinou técnicas de desenho e expressões artísticas a dezenas de crianças macaenses.

Criada em 2003 e vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a Emart é uma escola regulamentada e está incluída no Cadastro Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (CNCT). A unidade oferece cursos gratuitos nos níveis básico e técnico, proporcionando oportunidades de formação artística para jovens e adultos da cidade.

A Emart também oferece uma variedade de cursos e formações técnicas. Entre eles, destacam-se o Profissionalizante em Arte Dramática com ênfase em Montagem de Espetáculos e o Profissionalizante em Interpretação Musical. Essas formações técnicas visam preparar os estudantes para o mercado de trabalho, desenvolvendo suas habilidades e talentos artísticos.
O secretário de Cultura, Leandro Mussi, apresentou o projeto do teatro municipal, endossou sobre o processo de credenciamento de artistas locais para formação de um cadastro de artistas e profissionais culturais e informou que a secretaria recebeu nesta quinta-feira a minuta da concessão da estação de Glicério. “Vamos assinar a concessão de direito de uso”, disse.


Fotos Relacionadas