logo

Emissão de Carteira de Trabalho também é realizada em eventos itinerantes

16/09/2011 13:29:29 - Jornalista: Samanta Fernandes

Foto: Kaná Manhães

IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), na Praça Veríssimo de Melo

Devido à grande procura pela emissão de carteira de trabalho, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé vem disponibilizando este serviço em ações itinerantes e eventos no município. Só esta semana a secretaria disponibilizou o atendimento na Câmara Itinerante, no Novo Horizonte; no Projeto Beleza Itinerante, no Aterrado do Imburo; e na IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), na Praça Veríssimo de Melo, no centro. De segunda a sexta-feira, o serviço é realizado na Trabalho e Renda, com distribuição diária de 50 senhas: 25 na parte da manhã e 25 à tarde.

De acordo com o Secretário Marcos Crespo, esta atuação vem de encontro com o objetivo de diminuir a distância entre trabalhador e a Secretaria de Trabalho e Renda. “A carteira de trabalho vem sendo bastante procurada na secretaria, e sempre recebemos convites para participar de eventos e ações com este serviço. Este atendimento é feito em parceria com o Ministério do Trabalho, que nos autoriza a levar para fora da secretaria a emissão de carteira de trabalho, e com isso facilitamos o acesso da população a este serviço”, disse.

Segundo Fernanda Aguiar, uma das responsáveis pela emissão da carteira, só na Sipat foram emitidas 70 carteiras. “Nosso trabalho, além de fazer a emissão de primeira e segunda via, é orientar sobre os outros serviços que disponibilizamos na secretaria. A procura por informações e pela carteira de trabalho foi grande, não só na Sipat, mas também na Câmara Itinerante, onde tiramos cerca de 20 carteiras por edição”, explica. Ana Suellen Schueler, que também faz a emissão da carteira, lembra que mesmo com a atuação em ações e eventos externos, o serviço na secretaria funciona normalmente.

Para emitir a carteira de trabalho, é preciso que o trabalhador leve os seguintes documentos: 01 foto 3x4 (fundo branco, colorida e recente); documentos de identificação em bom estado de conservação, sem rasuras e em condições de leitura e que contenha local, data e estado de nascimento, filiação, número do documento e órgão emissor. Documentos que podem ser aceitos: carteira de Identidade, certificado de Reservista - 1ª, 2ª ou 3ª categoria, certificado de Dispensa de Incorporação, certidão de Nascimento, certidão de Casamentoou qualquer outro documento oficial, desde que contenha todas as informações necessárias ao preenchimento da identificação do interessado.

Para a emissão de segunda via também são necessários os mesmos documentos da emissão da primeira via. Já para extravio, perda, roubo ou furto, é preciso apresentar o Boletim de Ocorrência Policial e o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que poderá ser solicitado na Previdência Social. Caso a carteira esteja danificada (Quando há falta, rasura ou substituição de fotografia, ausência de páginas ou qualquer outra situação que impossibilite a identificação do portador da Carteira de Trabalho), o requerente deverá apresentar a mesma juntamente com o CNIS.