Empatia marca formatura de voluntários da Defesa Civil

23/06/2022 09:41:00 - Jornalista: Janira Braga

‘Ajudar é a melhor experiência da minha vida’, afirma o formando Maurício de Sá

O teólogo formado pela Academia Sul Americana, Paulo César de Azevedo Oliveira, de 50 anos, recebeu na noite desta quarta-feira (22), na Cidade Universitária, o certificado de conclusão do curso de voluntário da Defesa Civil. A empatia, sentir a dor do próximo e a possibilidade de ajudar foram apontados pelo teólogo como as principais motivações para ser discente da capacitação.

- A programação foi uma maneira de crescer, evoluir, um aprendizado muito grande. A amabilidade dos instrutores, o carinho, a dedicação, contribuíram muito com a nossa evolução, para sabermos tomar decisões em caso de incidente, acidente ou qualquer outro sinistro. Após o curso nossa mente expandiu, foi um aprendizado que iremos levar para o resto da vida, estou super motivado para contribuir para a sociedade e ajudar no que o próximo precisar – enalteceu Azevedo.

Assistir o pai que passava mal – e que hoje está se recuperando - motivou o operador de estacionamento Maurício de Sá Oliveira, de 18 anos, a fazer o curso. “Foi incrível, daqui para frente quero salvar, ajudar pessoas, pode ser parente ou de outra família, é surreal. Ajudar para mim é a melhor experiência da minha vida”, definiu.

A formanda também em Segurança do Trabalho, Rayssa Anchieta da Silva, de 24 anos, viu no curso uma forma de agregar conhecimento à sua profissão. “Agora estou pronta para socorrer um indivíduo em situações como as tragédias de Petrópolis, Brumadinho e quaisquer ocorrências, até de invasão do mar em Macaé”, citou, acrescentando que estará à disposição da Defesa Civil.

A formanda Cleidilane Fontes Firmino falou em nome da turma e fez um discurso de incentivo. “Que nós possamos motivar outros a fazer o curso e dar assistência a quem precisa”, assinalou.

Um dos momentos mais emocionantes da formatura foi a entrega do certificado de participação da mamãe Sildanira de Farias Mendonça, que levou as duas filhas em todas as aulas do início ao fim.

O coordenador de Gestão de Risco e Desastre da Defesa Civil, Eduardo Lopes dos Santos, frisou que o curso vai fazer a diferença na vida dos participantes. “Sempre que via algum desastre, alguma situação que pudesse ajudar e não tinha conhecimento, me sentia impotente, fiz para estar pronta”, corroborou a estudante Andressa Gonçalves de Souza, de 24 anos.


Defesa Civil Estadual endossa importância da capacitação


O coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Luiz Fernando Nunes Shinkado, ressaltou a importância dos voluntários que atuam na Defesa Civil. “A ajuda coordenada é primordial para a sociedade”, classificou.

De acordo com o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, trabalhar a gestão de desastres, com preparação para o “antes”, mudando paradigmas, promove aos participantes aptidões para que eles possam agir em casos de emergência ou desastres - em casa, no trabalho e na sociedade, de maneira correta e ágil. “Estamos formando multiplicadores do conhecimento para redução de riscos de desastres. Servir é um ato nobre, de amor e a melhor maneira de mostrar isso é pela adversidade, ter alguém para te amparar é dar mais força para encarar aquele desafio”, assegurou.

A formação foi pautada em treinamento teórico e prático, dividido nos seguintes módulos: voluntariado, conhecendo a Defesa Civil, percepção de risco, segurança no lar, primeiros socorros, noções de proteção e combate a incêndio e simulado de emergência. Os formandos receberam uma Carteira de Voluntário da Defesa Civil.

O projeto faz parte do Programa Permanente de Preparação para Emergências da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, integrando sociedade civil à Política Municipal de Proteção e Defesa Civil para atuação organizada nas fases da Gestão do Risco e na Gestão do Desastre.

Os formandos são: Andressa Gonçalves de Souza, Carla de Andrade da Silva, Carlos Henrique Carvalho Nascimento, Cleidilane Fontes Firmino, Gessica da Silva Valentim Lellis, Gilberto Gilson da Silva Santa Brigida, Janaina Vieira, Keila dos Santos Machado, Kemmylla Goda da Silva, Lizete Luzia De Oliveira Lima, Luana Farias de Araujo e Silva, Luciana Vieira Xavier, Luciene da Silva Souza, Marcia Andrea Nunes, Maria Helena Ribeiro, Marli Alves dos Reis Dias, Mauricio de Sá Oliveira, Naftali Fidelis Artur Côrtes Maciel, Paulo Cesar de Azevedo Oliveira, Paulo Fernando Gomes Ribeiro, Pollyana Donario Vallory, Rayssa Anchieta da Silva, Rudierica da Silva Bezerra, Ruthe Cristina de Oliveira Santos Chagas, Suelen Cardoso Dos Anjos Aguiar, Tatiana de Moraes Costa, Thais de Farias Araujo e Silva, Valessa Aparecida Almeida Barreto, Vanessa Vaz Gervasio Fontes e Yuhana dos Anjos Araujo.

Os instrutores do curso foram: Eduardo Lopes dos Santos, Coordenador de Gestão de Risco e Desastre; os técnicos de Segurança do Trabalho, Gilson Régis, Patrick Balthazar e Stenio Vieira, além do Agente de Defesa Civil, Nazareno Marques.

As aulas foram realizadas às 18h, na Base da Defesa Civil, no Novo Botafogo.


Fotos Relacionadas