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Empresa organizadora da Copa de 2014 participa de reunião em Macaé

10/08/2010 18:22:38 - Jornalista: Catarina Brust

Os números são astronômicos: 715,1 milhões de audiência total em 214 países foram registrados durante a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Para a Copa de 2014, no Brasil, estima-se que sejam necessários cerca de 55 mil quartos só para as pessoas que irão participar diretamente e indiretamente do evento, sem contar com os torcedores e turistas que virão ao Brasil assistir a maior competição esportiva do mundo.

Pensando nisso, o Convention & Visitors Bureau de Macaé promoveu nesta segunda-feira (9), no Hotel Mercure, um encontro com o representante da Match Services, Marcos Ponce de Leon, empresa responsável pela organização da Copa do Mundo de 2014, secretários municipais e representantes da rede hoteleira local.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes, de Desenvolvimento Econômico, Cliton Santos, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) e da Comissão Municipal da Firjan Francisco Navega e os assessores da subsecretaria de Indústria e Comércio, Francisco Agostinho e Alexandre Carneiro participaram da reunião. O diretor executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, e dos C&VBs de Angra dos Reis e Petrópolis também estiveram presentes no encontro com representantes dos hotéis Sheraton, Othon, Travel Inn, entre outros.

Leon destaca que várias cidades do estado do Rio de Janeiro podem se candidatar a receber grupos que vem a trabalho ou a passeio para a Copa de 2014. “A Copa da Alemanha foi a mais bem aproveitada, pois eles souberam promover atrativos para esse fim. A cidade de Côlonia, por exemplo, que recebeu a Seleção Brasileira, se vestiu de verde e amarelo, para recepcionar da melhor forma possível o turista brasileiro. Só as festas promovidas durante as partidas – as chamadas Fan Fests – geraram 19 mil empregos na Alemanha. Da Copa da África do Sul ainda estamos fechando os números. O problema maior lá foi com o transporte que era praticamente inexistente. A Match, por exemplo, teve que comprar 40 ônibus para levar para a Copa do Mundo deste ano”, informou.

De acordo com o representante da Match Services o importante é a cidade pensar o que ela se propõe. “O que a cidade quer sediar? Para ser candidato a hospedar uma seleção de futebol a cidade precisa ter um hotel com o mínimo de 100 quartos, conforto, sala de ginástica e ter um um campo de futebol próximo, é claro. Se decidir que ela quer concorrer, precisa ter um comitê, mídia, website, programas de incentivo temático, hospedagem e city tour. Uma cidade que sedia um dos jogos pode colher os frutos seis anos antes e até 30 anos depois, devido ao marketing da divulgação”, explicou o representante da Match Services, Marcos Ponce de Leon.

O secretário Alex de Moraes lembrou que o município já sediou vários eventos esportivos, como o Desafio Panamericano de Ginástica Rítmica, no Ginásio Municipal Maurício Bittencourt, as Eliminatórias da Copa do Mundo de Beach Soccer e o Macaé Internacional Bodyboard, todos em 2006.

- Hoje temos um estádio recém-inaugurado e considerado um dos melhores do estado e a cidade oferece uma ótima estrutura para sediar grandes eventos. Obrigado por ter trazido essa grande oportunidade para nossa cidade -, completou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer.

Como a cidade deve se apresentar?

Leon informou que o primeiro passo para a cidade se candidatar é a procurar a Match Services ou o Comitê organizador da Copa de 2014. “Só o marketing de divulgação para a cidade que se candidata já vale à pena”, informou ele.