
Foto: Rui Porto Filho
O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Vereadores
O II Congresso de Gestão de Pessoas na Administração Pública Municipal foi encerrado na tarde desta quinta-feira, dia 13. O evento, que teve como foco a liderança, a inteligência emocional e o cuidado com o servidor, reuniu um grande público durante dois dias no auditório da Câmara de Vereadores. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas.
A programação do encontro destacou temas essenciais para o fortalecimento das práticas de gestão pública, com ênfase em lideranças saudáveis, proatividade, comunicação assertiva, saúde mental, educação financeira e relações interpessoais. O encontro foi estruturado para ampliar conhecimentos, inspirar novas práticas e fortalecer vínculos entre servidores e gestores, consolidando uma cultura institucional cada vez mais humana e eficiente.
O secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, ressaltou que o encerramento do II Congresso de Gestão de Pessoas marca mais um avanço na política de valorização e cuidado com o servidor público municipal.
“O II Congresso de Gestão de Pessoas reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas com uma gestão centrada nos servidores, capaz de unir conhecimento, sensibilidade e propósito. Estes dois dias de programação trouxeram temas essenciais para o nosso cotidiano, como resiliência, liderança, inteligência emocional, comunicação assertiva, saúde mental e educação financeira, todos voltados ao fortalecimento das competências dos servidores e à melhoria das relações de trabalho. Ao longo dos dois dias de atividades, tivemos quase 500 participantes inscritos. Esse número demonstra o interesse, o engajamento e a disposição dos servidores em fortalecer suas competências e contribuir para uma administração pública cada vez mais qualificada", destacou o secretário.
O congresso já faz parte do calendário anual da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e se consolida como um espaço permanente de aprendizado, troca e interação. Durante a programação, também foi lançado o Jornal do Servidor, previsto para publicação bimestral, como uma ferramenta estratégica de comunicação, integração e valorização dos servidores municipais. "Representa mais que um novo informativo, integrando as políticas de valorização e desenvolvimento dos servidores. Quero destacar também o trabalho do editor-chefe do Jornal do Servidor, Kelvin Carvalho, cuja dedicação, competência e comprometimento têm sido fundamentais para a qualidade editorial e para a construção de um informativo que valoriza o servidor, amplia a transparência e fortalece ainda mais o papel estratégico desse canal dentro da política municipal de gestão de pessoas", ressaltou Aristófanis.
O encontro também contemplou o lançamento da Cartilha do Programa Acolher, que tem como objetivo oferecer apoio, orientação e solidariedade às famílias de servidores que faleceram. A cartilha reúne de forma clara os direitos, serviços e trâmites necessários para garantir que essas famílias recebam acolhimento, informações e suporte em um momento de grande sensibilidade. É um instrumento que assegura cuidado, humanidade e responsabilidade diante de situações que exigem amparo imediato.
"Quero registrar meu profundo reconhecimento à Comissão Organizadora do evento e a todos os servidores da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, cuja dedicação, comprometimento e espírito de time foram fundamentais para que cada etapa deste congresso acontecesse com excelência. Em especial, agradeço à presidente da comissão, Dra. Andréa Vilhena Dutra, cuja competência e entrega foram determinantes para o alto nível da programação e para a qualidade de toda a organização, fortalecendo ainda mais o propósito deste encontro. É assim, com liderança compartilhada e espírito de time, que realizamos este congresso e construímos resultados cada vez mais sólidos", finalizou o secretário.
A mesa de abertura, realizada na quarta-feira, dia 12, contou com a presença do prefeito Welberth Rezende, do vice-prefeito Fabiano Paschoal, do Secretário Municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, e da Subsecretária de Gestão de Pessoas, Verônica Guimarães. A presidente da Comissão Organizadora do Congresso foi a advogada Andréa Vilhena Dutra.