Encontro com as Servidoras ressalta importância do autocuidado feminino

01/09/2023 14:48:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Ana Chaffin e Divulgação

Troca de experiências, dinâmica e palestra integraram a programação realizada nesta sexta-feira (1º)

As funcionárias públicas da Prefeitura de Macaé tiveram um momento especial nesta sexta-feira (1º) com a realização do Segundo Encontro de Servidoras, na Cidade Universitária. O evento, voltado para as mulheres, abordou o lema "Cuidar de quem cuida", dentro da temática da sobrecarga feminina e suas consequências para a saúde mental. Troca de experiências, dinâmica e palestra integraram a programação realizada ao longo de toda a manhã.

As servidoras de diferentes setores da prefeitura foram recebidas com café da manhã, seguido de uma apresentação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, organizadora do evento. A secretária da pasta, Sheila Juvêncio, falou sobre as conquistas do setor, criado há pouco mais de um ano, colocando Macaé como protagonista em defesa da causa das mulheres ao ser um dos poucos municípios a ter uma secretaria específica para o tema.

“O encontro de hoje é sobre troca e integração entre nós e nossas dores, afinal, só mulheres podem falar por mulheres. Poder falar sobre a sobrecarga feminina é fundamental para reconhecermos o quanto isso nos afeta. Que possamos aproveitar intensamente esse momento para sabermos valorizar a nossa saúde mental, além de conhecer mais os dispositivos da Secretaria das Mulheres que estão aí para ser essa rede de apoio da mulher”, afirmou Sheila ao dar às boas-vindas ao público.

As coordenadoras do Espaço Mulher Cidadã, Raquel dos Anjos e do Ceam, Natália Mustafa também compuseram a mesa e falaram sobre os trabalhos desenvolvidos pelos setores. Em seguida, foi a aberta a palavra às gestoras da prefeitura que falaram sobre os desafios da mulher ao ocuparem cargos de liderança, entre as que compartilharam experiências estavam: Érica Cortez, secretária de Administração; Ana Lúcia Ribeiro, secretária adjunta de Habitação; Flaviah Picon, secretária adjunta de Ensino Superior; Mayara Rezende, secretária adjunta de Alta Média Complexidade e Natália Antunes, secretária adjunta de Atenção Básica.

O momento voltado para a reflexão sobre o autocuidado contou ainda com a palestra da psicóloga Alessandra Nobre e uma dinâmica sobre mindful eating - comer com atenção plena – com a nutricionista Juliana Froede. A iniciativa do segundo encontro foi aprovada pelas servidoras.

“É a primeira vez que eu venho nesse evento e estou gostando muito de ouvir falas que eu ainda não conhecia, de fato é muito importante nós podermos vivenciar isso aqui hoje. Estou fazendo anotações para compartilhar lá com outros colegas na minha secretaria”, apontou Ana Lúcia Malgadi Carneiro, da Secretaria de Trabalho e Renda, servidora pública há 20 anos.

Miriam Correia Ribeiro, da Secretaria de Desenvolvimento Social, falou com expectativa já para o próximo encontro. “Essa oportunidade de ouvir outras mulheres que passam por situações que, às vezes, a gente pensa que só a gente passa, com as atribuições do trabalho, de casa, filhos, família é fundamental para entendermos que não estamos sozinhas. Estou amando e já quero voltar na próxima edição!”, ressaltou.


Fotos Relacionadas