Foto: Guga Malheiros
Reunião histórica busca estabelecer canal de troca entre o poder público e as lideranças dos bairros
Com o auditório do Paço Municipal lotado, o prefeito Dr. Aluízio e o secretário de Governo Leonardo Gomes receberam, na tarde desta sexta-feira (11), presidentes e representantes de 65 associações de moradores de bairro para um momento inédito de diálogo e aproximação.
A reunião, organizada pela Secretaria de Governo, teve por objetivo estabelecer um canal permanente de troca entre o poder público e as lideranças dos bairros para traçar prioridades a partir das demandas da população.
Durante a conversa, Dr. Aluízio reafirmou seu compromisso em tornar a gestão cada vez mais participativa e definiu a realização de reuniões mensais com as associações. Os encontros ocorrerão na última sexta-feira de cada mês e deverão contar com a presença de secretários municipais responsáveis pelos temas abordados. As pautas serão definida pelas próprias associações, que a cada reunião apresentarão uma questão prioritária - a próxima será no dia 25 de setembro.
"Serão reuniões de trabalho para definição de ações concretas e prestação de contas do que está sendo realizado", afirmou o Prefeito. "É lógico que não vamos resolver tudo em um dia, mas o que a gente precisa é resolver e para isso é preciso organização. Esses encontros são para um entendimento sobre quais são as prioridades de acordo com a visão dos moradores e para que medidas efetivas possam ser realizadas", afirmou Dr. Aluízio.
"Este é um dia marcante para o governo. O diálogo e a liberdade de orientação pelas associações de moradores mostram a nossa vocação em fazer o novo e isso é administrar com a filosofia de mudar. Macaé respira novos tempos, tempo de diálogo e transparência", destacou Leonardo Gomes.
O presidente da Associação de Moradores das Malvinas, Washington Fernandes de Oliveira destacou a importância do fortalecimento das associações de moradores para a cidade. "Quem briga é a gente, quem pede é a gente, quem solicita é a gente. Queremos que as obras sejam destinadas para a gente. Esse dia está entrando para a história, nunca teve isso de abrir o diálogo com a gente não. Ninguém aqui quer bater, o que a gente quer é resolver", disse.
Segundo Dr. Aluízio, o poder público não pode fugir das cobranças e tem o dever de ouvir a população. Ele frisou que é preciso olhar a cidade de forma integrada, mesmo quando as ações são pontuais.
"As reuniões terão esse objetivo, de aproximar o governo das associações e dos moradores que elas representam. As melhorias em cada bairro trazem reflexos positivos para a cidade inteira. O asfalto na Imboassica, na Norte Sul, no Novo Cavaleiros melhoram a mobilidade e ajudam as empresas a manter os empregos. O mesmo ocorre no Lagomar, no Barramares, que recebem obras de urbanização importantes. São obras de verdade, com investimento de verdade e que vão beneficiar a cidade como um todo", ressaltou o prefeito.
Para a presidente da Associação de Moradores do bairro Cajueiros, Benedita Caetano, o encontro desta sexta marca uma nova fase na relação entre governo e população. "Muito importante esse vínculo da Prefeitura com as associações de moradores de bairro, porque nós somos os porta-vozes dos moradores da comunidades. Essa quantidade de associações que veio aqui é inédita. As portas do poder público se abrem para nos ouvir. É importante ressaltar também essa integração entre as associações para definir as prioridades do que realmente a cidade precisa", afirmou.
Já o Presidente da Federação das Associações de Moradores de Macaé, Celso Henrique da Silva, enfatizou que a principal medida dos encontros é dar voz à população de forma oficial e com foco em resultados. "Agora vamos ter mais forças para definir prioridades e cobrar ações do governo", declarou.