
Foto: Rui Porto Filho
Data, celebrada dia 25 de outubro, foi comemorada nesta quinta-feira (23) pelos profissionais da rede
Em Macaé, o Dia do Dentista foi comemorado pela a Coordenadoria Especial de Odontologia da Prefeitura de Macaé em uma programação especial de Outubro Rosa, realizada nesta quinta-feira (23), no Paço Municipal. Cerca de 80 profissionais, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal da rede municipal de saúde participaram do encontro realizado pela Coordenadoria Especial de Odontologia, com apoio do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ). A ocasião foi marcada por uma formação permanente com o tema “Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial”.
Durante a capacitação, a Secretária de Atenção Primária, Simone Salles e a coordenadora da Odontopediatria do município, Carla Bittencourt, anunciaram que este mês de outubro está sendo marcado por diversas ações, mas em novembro a rede municipal receberá raio-x panorâmico, exame de imagem odontológico que captura imagem de toda a boca, incluindo os arcos dentários, maxilar, mandíbula e as estruturas ósseas ao redor. Ele é útil para diagnosticar problemas como cáries, fraturas, dentes do siso impactados, tumores ósseos, cistos e infecções, fornecendo uma visão abrangente da região. “Com certeza o equipamento será uma conquista para todo o município, pois não mais precisará encaminhar para rede privada de saúde para que se obtenha o laudo. Poucos municípios contam com este equipamento”, ressaltou Simone.
Ela acrescentou que o tema “Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial ”é de suma importância para reforçar saberes e conhecimentos, tendo em vista que a sensibilidade e o profissionalismo fazem diferença para entregar o melhor atendimento para população”.
Para a coordenadora da Odontopediatria do município, Carla Bittencourt, as programações de Outubro Rosa e Novembro Azul aprimorar fazem parte das ações da coordenação.
“O assunto 'Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial' foi solicitado por nossos profissionais. Agradecemos a parceria do do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ). Continuaremos com as capacitações e com a prioridade de cuidar de quem cuida dos sorriso”, ressaltou.
“É uma honra estar em uma formação na semana do Dentista. É muito bom estar junto aos profissionais de Macaé. Hoje abordo um assunto que passa pelos consultórios em um determinado momento. Temos o desafio de escutar a dor. O profissional tem que ter um olhar especial para a dor e para a pessoa que sente a dor. Diante da DTM, temos que ter um olhar diferenciado para a questão emocional, comportamental, ou seja, para a saúde”, pontuou ao repassar informações, dados e dicas referentes a diagnósticos.
"Com certeza este tema é essencial para nossa atuação, pois esta abordagem de forma ampla será tratada em alguma ocasião no atendimento", comentou o dentista, que atua desde 2011 na rede municipal de saúde.