logo

Encontro de Arborização: Macaé lança manual e se consolida como referência em cidades verdes

04/12/2025 14:23:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

Pensar a arborização como futuro e, sobretudo, como ferramenta essencial para preservar a biodiversidade e garantir a sobrevivência das espécies no presente foi o eixo central do segundo dia do 8º Encontro Fluminense de Arborização Urbana (Efau), realizado nesta quinta-feira (4), no Mercure Hotel Macaé. O prefeito Welberth Rezende destacou, na abertura, a importância de integrar o verde ao cotidiano urbano e anunciou que o município sediará, em 2026, o terceiro Encontro Regional Sudeste, convite feito pelo representante da Arbor Day Foundation, Sérgio Chaves.



“Lançamos agora, aqui neste encontro, o nosso Manual de Arborização. Apresento a vocês o exemplar físico e tem também a versão online. O documento traz as diretrizes para a arborização urbana do município e como executar os plantios e manutenção das árvores urbanas. Nossa gestão investe no verde e temos mais metas para cumprirmos em 2026 que incluem mais plantios de mudas diversas, além de outros destaques que abriram este evento hoje. Já plantamos 218 mil mudas de arbustos e outras 80 mil serão plantadas em 2026”, disse o prefeito.



Antes da abertura oficial, um vídeo apresentou os avanços de Macaé na área ambiental, como a criação da Área de Preservação Ambiental Rio Novo; a implantação do Corredor Ecológico; a recomposição da restinga; a revisão do Plano de Saneamento; a ampliação da rede de esgoto; a coleta seletiva; o paisagismo urbano; e o Plano Municipal da Mata Atlântica.


“Tudo o que acontece nesta cidade é fruto de parceria e está dando certo. Temos outras áreas de interesse social que estão muito bem como segurança e empregos com destaque do município em nível nacional”, acrescentou o prefeito.



Representantes da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) também enalteceram os esforços da cidade. “Macaé é um encanto, arborizada, muito bem cuidada e limpa”, disse Vitor Chaves, que homenageou o prefeito com menção honrosa pelo apoio institucional e pela transformação ambiental do município. Macaé, por sua vez, entregou a placa “Amigo Verde de Macaé” a produtores rurais, empresários e fazendeiros que atuam na preservação do verde.

A mesa de abertura deste segundo dia foi composta além deles, pelo subsecretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Brasil; a secretária de Conservação e Serviços Públicos de Niteroi, Dayse Monassa; diretor de Gestão da SBAU, Vitor Chaves; diretor regional da SBAU, Flávio Teles; presidente da Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Rio de Janeiro (Apeferj), Michele Ribeiro; representante da Cedae, o engenheiro florestal Élton Abel; e o presidente da Comissão de Ambiente, Proteção dos Animais e Saneamento Básico da Câmara Municipal de Macaé, vereador Ricardo Salgado.

O encontro é promovido pela Apeferj e pela SBAU, com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente. O evento também abriu espaço para capacitação técnica e inovação. A programação segue até sexta (5), com debates, mesas-redondas e minicursos, incluindo o uso de drones para avaliação de árvores em áreas urbanas.

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO

05/12 – Sexta-feira – Mercure Macaé Hotel
8h às 9h15 – Mesa-redonda com representantes das prefeituras do RJ

9h15 às 9h45 – Debates

9h45 às 10h – Coffee-break

10h às 13h – Minicurso: Avaliação de Árvores Nível 3 com Uso de RPAS (Drones)

Eng. Agron. Rosângela Costa – Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu.

Manual de Arborização traz diretrizes inéditas para Macaé
A Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima de Macaé escolheu o 8º Efau para lançar o Manual de Arborização Urbana do município para chamar a atenção das pessoas para o tema e a importância do documento para a cidade. A Arborização urbana é o conjunto de árvores existentes na zona urbana das cidades que compõem as ruas, parques, praças, lotes e propriedades particulares plantadas no alinhamento da via pública, nos canteiros centrais.

Elaborado pela comissão técnica da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Semas, o Manual de Arborização é inédito no município e estabelece as diretrizes técnicas e os procedimentos para o planejamento, a implantação, o manejo e a manutenção da arborização sustentável.

Com o Manual, a Semas reforça o compromisso da gestão responsável conectada com o desenvolvimento ambiental e a qualidade de vida da população. Os destaques do documento são: contextualização histórica e ambiental com abordagem sobre a importância das árvores na história humana e sua presença recente no ambiente urbano com ênfase nos benefícios ecológicos, sociais e estéticos da arborização; planejamento técnico e participativo com envolvimento da comunidade e dos setores públicos; espécies recomendadas; e manejo responsável com lista atualizada das nativas e exóticas adequadas ao clima e ao solo de Macaé, com orientações sobre plantio, poda, substituição e preservação.

O Manual também valoriza a identidade local com resgate do nome Macaé ligado à palmeira macaúba (Acrocomia aculeata) e reforça o vínculo entre a vegetação nativa e os símbolos da cidade, como o brasão e a bandeira. Além disso, os objetivos da secretaria estão alinhados com as políticas públicas conforme a Lei nº 3010/2007 que disciplina o uso planejado da arborização urbana a fim de transformar diretrizes em ação.

Para que os projetos da secretaria estejam alinhados com o manual foram seguidas algumas etapas: planejamento técnico; escolha adequada de espécies; inventário arbóreo; engajamento comunitário; e acompanhamento técnico.

O Manual prioriza espécies da Mata Atlântica e o ecossistema costeiro de Macaé, com foco em segurança, beleza e funcionalidade urbana. As principais espécies estão elencadas no documento como pitanga; aroeira-pimenteira; ipê-amarelo; cambuci e outras recomendadas por sua adaptabilidade ao clima local, baixa agressividade radicular e valor ecológico.

O documento reforça uma série de práticas que promovem sustentabilidade urbana como revegetação de áreas degradadas; poda responsável; inventário informatizado; espaçamento mínimo por quilômetro; índice de áreas verdes; e educação ambiental.

A Semas é a responsável pela implementação e também fiscalização das diretrizes do Manual. O documento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), conforme a Resolução 001/2025. Assim que for lançado será disponibilizado no Portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br.