logo

Encontro do “Elas por Elas” destaca saúde mental e valorização da vida no Setembro Amarelo

25/09/2025 09:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Eduardo Aguiar

Setembro Amarelo: roda de conversa reúne mulheres em momento de acolhimento e inspiração

Reflexões quanto à saúde mental e o bem- estar foi a temática do encontro alusivo ao Setembro Amarelo, promovido nesta terça-feira (23). A programação, que fez parte do “Circuito Elas por Elas”, foi marcada pela emoção das participantes.

Realizada na sede da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Macaé, o encontro enfocou a valorização da vida, o zelo, a importância da qualidade de vida e o cuidado com a saúde mental. Ministrada por Mônica Gomes de Andrade, (médica psiquiatra, professora do curso de Medicina da UFRJ e mestre em Atenção Psicossocial), a palestra contou com uma roda de conversa e momentos de inspiração. Na ocasião, a palestrante destacou assuntos como práticas de cuidado, conexões sociais, qualidade de vida, proatividade, saúde mental e equilíbrio.


“A transformação acontece de dentro para fora. Temos que nos autocuidar mesmo com a correria do cotidiano”, ressaltou.



Num clima de acolhimento e empatia, a roda de conversa permitiu a troca de experiências. A integrante Roseane da Silva foi uma delas.


“Viver é muito bom. Ter família é maravilhoso,mas temos que nos cuidar e fazer o que temos vontade. Estou feliz por estar aqui”, comentou



De acordo com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Quelen Rezende, cada vez mais o público feminino está aderindo ao Circuito e oficinas no Espaço Mulher Cidadã e no Circuito Elas por Elas.


“Organizamos para que a programação seja realizada após o expediente de trabalho para atender às mulheres que saem de suas atividades profissionais para ter um momento diferente e especial organizado com zelo e carinho”, pontuou.




“Estamos felizes com tudo que estamos conseguindo registrar e alcançar durante este ano. E com certeza, o mês de outubro será marcado por novidades, por meio de parcerias. O foco será o “Outubro Rosa”, mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”, ressalta.




Elas por elas –
O circuito, promovido mensalmente, conta com uma palestra por mês, destacando temas relevantes, muitas vezes escolhidos pelas próprias frequentadoras do espaço. A finalidade é destacar a reflexão, visando o fortalecimento das mulheres por meio do compartilhamento de ideias e experiências. Macaé conta com Centro Especializado de Atendimento à Mulher- Ceam, um espaço de acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. Para receber o atendimento não precisa agendar, basta ir ao Ceam, que funciona à Rua São João, 33, no Centro de Macaé, e contar a situação que vivencia. Pode buscar ajuda também pelo telefone Fala mulher 22 99286-2944, números que toda mulher deve salvar na agenda. O contato também pode ser via o e-mail ceam@macae.rj.gov.br.



Fotos Relacionadas