logo

Encontro Municipal de Educação Afetivo-Sexual na Cidade Universitária

31/03/2012 08:27:16 - Jornalista: Joice Trindade

O auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, receberá o Encontro Municipal de Educação Afetivo-Sexual, na próxima quarta-feira (4), a partir das 13h. O objetivo é mobilizar parceiros da Secretaria da Educação, professores, funcionários e dirigentes das unidades municipais de ensino em debates e reflexões voltados para “Sexualidade do Adolescente”. O evento, desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, antecipa a mobilização pelo Dia Mundial da Saúde, que é comemorado no próximo sábado (7).

Na oportunidade haverá a abertura do projeto “Quebrando tabus”, que a partir do segundo semestre deve envolver estudantes do 4º ao 9º anos em palestras, oficinas e estudos dirigidos voltados para os temas transversais “Diversidade” e “Orientação Sexual”. O projeto está sendo coordenado pela equipe pedagógica da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente.

- A programação será importante, porque vai reforçar o desenvolvimento de ações e políticas públicas voltadas para saúde, proteção e promoção dos direitos e deveres do adolescente - ressalta o Secretário de Educação, Guto Garcia.

No ano de 2011, o projeto foi ministrado nas unidades municipais de ensino com a abordagem direcionada a “Saúde da Mulher”. A ação contou com a participação de funcionários das unidades municipais, pais de alunos e a comunidade. Este ano, o cronograma dos encontros, que serão ministrados pela equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde, será definido pelos representantes das escolas municipais e técnicos das secretarias de Saúde e Educação.

Durante o “Encontro Educação Afetivo-Sexual” serão distribuídos aos participantes, kit´s “Saúde e Prevenção nas Escolas”, material didático produzido pela Secretaria de Vigilância e Saúde e os Ministérios da Saúde e Educação. Os kit´s são compostos por seis fascículos, com orientações e sugestões de atividades que podem ser trabalhadas e multiplicadas pelos professores durante o dia-a-dia escolar.

Fazem parte do material temáticas como “Sexualidades e Saúde Reprodutiva”, “Gêneros- diferença entre os sexos masculino e feminino”, “Metodologias- Saúde e Prevenção”, “Diversidades Sexuais-Saúde e Prevenção nas Escolas”, “Prevenção das DST: HIV e Aids” e “Álcool e outras drogas”.

No decorrer do programa, os participantes terão a oportunidade de assistir a apresentação cultural do grupo “Portadores da Alegria”, formado por portadores de necessidades especiais, em manifestações artísticas como dança e música. A psicóloga, sexóloga e educadora, Lílían Santos Aldeia, vai ministrar a palestra “Papel da Família, da Escola e da Mídia na Educação Sexual”. Em seguida, haverá um debate em que os presentes poderão realizar perguntas pertinentes ao assunto da palestra.

Segundo a coordenadora de Saúde Escolar, Maria Dirce Peçanha, a expectativa é que a programação seja um sucesso: “Este será o ponto de partida para fomentar ações e formações continuadas de forma efetiva, visando à inserção dos assuntos saúde e sexualidade nas escolas”, finaliza.