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Encontro reúne 22 municípios em Macaé para fortalecer Conselhos Escolares

18/09/2025 17:21:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

O encontro reforçou a importância da formação continuada dos conselheiros escolares

Macaé sediou, nesta quarta-feira (17), o Encontro das Mesorregiões para o Fortalecimento dos Conselhos Escolares e de seus Fóruns do Estado do Rio de Janeiro. O tema central foi "O Conselho Escolar e sua Organização em Fóruns nas Circunscrições do Estado" e reuniu conselheiros de 22 municípios com o objetivo de debater estratégias para consolidar a gestão democrática nas escolas públicas por meio da qualificação dos conselheiros escolares.

O encontro lotou o auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária. A abertura foi conduzida pelo secretário municipal de Educação, Matias Mendes, que destacou o papel transformador da educação e a importância da troca de experiências entre os municípios para a implementação de políticas públicas eficazes.

"Uma Educação transformadora é a única forma de contribuir para melhorar a vida de nossos alunos e isto se faz através de profissionais capacitados e engajados e gestão que investe na democratização da rede, como acontece em Macaé, município que é referência em Educação pública de qualidade", enfatizou o secretário.

O encontro reforçou a importância da formação continuada dos conselheiros escolares como passo importante para aproximar ainda mais as ações do Ministério da Educação do chão da escola.

No âmbito regional, o Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Rio de Janeiro propõe aumentar em 50% o número de conselhos ativos nos municípios fluminenses, ampliar o número de articuladores e promover novos fóruns e encontros.

O alinhamento é sobre “Estratégias para Integrar o Conselho Escolar à Rotina: Acolhimento, Inclusão, Convivência e Democratização da Escola”. Os articuladores presentes representam diversas regiões do estado e atuam como referência para os municípios, alinhados à Lei 14.644/2023, que fortalece a participação social na gestão escolar.


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