logo

Encontro sobre Políticas Públicas para Idosos é encerrado em Macaé com serviços gratuitos

24/09/2025 18:26:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

Foram dois dias de mobilização em prol dos direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003)

O Encontro Regional sobre as Políticas Públicas para Pessoas Idosas do Estado do Rio de Janeiro foi encerrado na Praça Washington Luís, no Centro de Macaé, nesta quarta-feira (24), com participação de centenas de idosos em uma manhã de atividades, serviços gratuitos e orientações voltados à promoção da qualidade de vida na terceira idade.

Realizado das 9h30 às 13h, o evento foi promovido pelo governo do estado em parceria com a Prefeitura de Macaé, consolidando o município como referência em políticas públicas voltadas para pessoas com 60 anos ou mais.

A estrutura montada na praça garantiu conforto e atendimento aos participantes, com distribuição de água potável pela Cedae, banheiros químicos, ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Segurança Presente/PM, Guarda Sênior e serviços diversos em tendas. O Odontomóvel também ofereceu atendimento odontológico básico aos idosos. Todo o evento integrado com o Programa Macaé da Melhor Idade, coordenado por Magali Oliveira.

A Universidade Estácio de Sá também marcou presença com alunos dos cursos de Psicologia e Direito, que prestaram atendimentos gratuitos. Um dos destaques foi o Procon Macaé, que orientou os idosos sobre educação financeira, alertando para golpes e fraudes comuns que afetam, principalmente, essa faixa etária, disse o secretário Celso Mussi.

A programação começou com um animado aulão promovido pelo grupo Movimente-se da Secretaria de Esportes e por professoras e idosas do Programa Cidade da Melhor idade. Em seguida, foi realizada uma palestra sobre o Disque Idoso 165 — canal gratuito que oferece informações sobre direitos, serviços disponíveis e orientações jurídicas e sociais para pessoas idosas e outras atividades.

A Casa do Empreendedor, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, também estava presente orientando sobre a criação do CNPJ Microempreendedor Individual (MEI) e outras dúvidas relacionadas a este público.

Além disso, os participantes puderam se informar sobre o Programa Cidade da Melhor Idade e também ações da Secretaria de Desenvolvimento Social e outras do município.

A aposentada Rosa Vieira Manhães, 63 anos, era uma das mais animadas e participou de tudo desde o início. Ela disse que foi uma manhã incrível. "Gostei de tudo, principalmente, de dançar. Depois ainda ganhei uma limpeza nos dentes. Gente, é tudo de bom", avaliou. Jorge Rodrigues, 74 anos, aproveitou o evento para se informar sobre isenção de retirada de documentos. "Perdi alguns ao longo da vida e preciso tirar a segunda via", disse.

O encontro teve início na terça-feira (23), com debates sobre o Fortalecimento dos Conselhos e Fundos da Pessoa Idosa: Desafios e Possibilidades. Foram dois dias de mobilização em prol dos direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), que assegura acesso à vida digna, saúde, educação, cultura, lazer, trabalho e respeito.