O encontro tem como objetivo discutir políticas públicas para pessoas idosas no município
O Encontro Regional sobre Políticas Públicas para Pessoas Idosas - Edição Norte Fluminense, acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro no Paço Municipal da Prefeitura de Macaé e também na Praça Washington Luiz. Temas importantes serão debatidos nesses dois dias de encontro, além de proporcionar momentos de descontração. O evento conta com a parceria do Programa Cidade da Melhor Idade.
No dia 23 de setembro o encontro será de 9h às 12h, no Paço Municipal, destinado apenas a gestores que atuam na área e poderão fazer a inscrição por meio do link: https://forms.gle/Kpoawar7TUwJjsXQA.
Entre os assuntos debatidos estão: “Fortalecimento dos Conselhos e Fundos da Pessoa Idosa: Desafios e Possibilidades Atribuições do Conselhos na Fiscalização de Instituições Longa Permanência para Idosos (ILPIs); “Atribuição dos Conselhos na Fiscalização das Instituições longa permanência para Idosos (ILPIs), entre outros temas.
A coordenadora do Programa Cidade da Melhor Idade, Magali Oliveira, destaca que o evento é muito importante para a sociedade ter momentos de reflexão.
“É uma alegria estarmos reunidos neste encontro para refletirmos sobre políticas públicas para pessoas idosas. Nosso compromisso é garantir que cada pessoa idosa tenha dignidade, oportunidades e qualidade de vida. Que este espaço seja de troca, aprendizado e construção coletiva para que possamos avançar juntos na defesa dos direitos da pessoa idosa”, destacou.
Ação Social RJ para Todos na Praça Washington Luiz
No dia 24 de setembro, de 9h30 às 13h, será realizado o evento: Ação Social RJ para Todos, na Praça Washington Luiz, onde o cidadão terá a oportunidade de agendar segunda via de RG, sendo necessário levar certidão de nascimento ou casamento original e CPF; Isenção das certidões de nascimento, casamento e óbito; Carteira de Trabalho Digital e balcão de emprego; Orientações sobre os direitos do consumidor; serviço social e distribuição de água potável.
Haverá também alongamento com aulão com o grupo Movimente-se, Oficina Digital; Divulgação e orientação do Disque-Idoso: 165. Para participar, não haverá necessidade de fazer inscrição e é aberta para todos os públicos.
Entre as ações confirmadas estão:
Programa Cidade da Melhor Idade: Participação das professoras Fábia Shufi e Roberta Machado com um aulão de Soltinho com a presença das idosas do programa. Além, da fisioterapeuta Dayse ofertando serviço de auriculoterapia