Para que a saúde seja prioridade em um município, é necessário uma equipe comprometida com o bem estar da população. Em Macaé, a equipe de enfermagem da Secretaria de Saúde vem se destacando no atendimento e ações para proporcionar uma vida mais saudável à comunidade, contando com um contingente de 82 enfermeiros e 390 atendentes, auxiliares e técnicos em enfermagem.
Uma das ações marcantes realizadas durante o ano foi a campanha de vermifugação, que atendeu a aproximadamente 20 mil crianças em idade escolar ou em creches matriculadas na rede municipal de ensino, entre maio e novembro, em uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria Municipal de Educação. A Coordenação de Enfermagem participou do planejamento da campanha com fornecimento de recursos humanos para a aplicação das medicações, planejamento e logística.
Além dos atendimentos, a equipe também buscou qualificação como treinamentos de estagiários, cursos em atendimento pré-hospitalar, soros, Imunobiológicos, cessão de locais de estágio para alunos de escolas técnicas e faculdades privadas de enfermagem. A participação em simpósios também foi uma conquista. A realização do V Simpósio Municipal de Enfermagem de Macaé, em maio, proporcionou à classe uma reciclagem e atualização de seus conhecimentos técnicos, além de confraternização entre os seus participantes. O mesmo aconteceu com o Curso de Capacitação para Cuidadores de Idosos, parceria com o programa “Macaé Cidadão”, formando cerca de 50 pessoas.
Para o ano que se inicia, as metas são ainda maiores a fim de buscar maior qualidade no atendimento à comunidade. Entre elas está outra campanha de vermifugação; o aumento da produção de enfermagem, através da implementação de consulta de enfermagem em todas as unidades; a continuação com os programas de treinamento e aperfeiçoamento profissional; realização de eventos a fim de aumentar a valorização e auto-estima dos profissionais; conclusão da atualização da Padronização da Consulta de Enfermagem; apresentação de projetos para formação de Referencia para portadores de lesões cutâneas crônicas; início de manual de normas, rotinas e procedimentos de enfermagem, realização de simpósios e reuniões, entre outras.
Macaé possui servidores de enfermagem divididos em quatro categorias: o atendente de enfermagem, o auxiliar de enfermagem, o técnico de enfermagem e o enfermeiro. Estes estão distribuídos pelas unidades básicas de saúde, centros de saúde, unidades mistas, unidades de pronto-atendimentos e programas municipais. A Coordenação de Enfermagem atende a todos os servidores de enfermagem do município, administradores das unidades de saúde, diretores de curso técnico e superior de enfermagem da região, estagiários extracurriculares e público em geral.