Foto: Divulgação
Aulas fazem parte do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais
O curso de Laserterapia para Tratamentos de Feridas, oferecido pela primeira vez pela Prefeitura de Macaé, gratuitamente, foi aberto nesta quarta-feira (24), e continua uma vez por semana até o dia 14 de novembro. A ação faz parte do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais. A qualificação é destinada a enfermeiros do Hospital Público Municipal (HPM), Hospital São João Batista (HSJB) e da Unimed, em parceria da Secretaria Adjunta de Ensino Superior com a empresa In Laser Dermatoterapia. Foram oferecidas 45 vagas e, ao final, os enfermeiros serão certificados.
A carga horária é de 30 horas de aulas presenciais. O curso continua na quarta-feira (31) e 7 e 14 de novembro, das 8h às 17h, na sala 210, Bloco A, da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.
"A Secretaria de Ensino Superior, por meio da Superintendência Acadêmica, tem a função de promover cursos como este para os servidores. É a contribuição do município em termos de conhecimento com retorno positivo para a população. Estamos sempre de portas abertas para parcerias como esta", destacou o secretário Márcio Magini, na abertura do curso. Ele estava acompanhado da superintendente Acadêmica, Débora Lacerda; do consultor técnico da secretaria, Carlos José Mattos de Andrade; e do professor do curso, o enfermeiro dermatoterapeuta André Lopes, coordenador técnico da In Laser.
Lopes explicou sobre o uso dessa tecnologia, seus efeitos nos pacientes, quando deve ser utilizada e como é feito o tratamento.
"As lesões em alguns pacientes podem levar anos em tratamento, quando não abordadas de forma correta. Essas feridas representam um grande problema na saúde pública onerando os cofres públicos. Além disso, a qualidade de vida dos pacientes acometidos por estas feridas é extremamente comprometida pela dor, dificuldade de locomoção, processo infeccioso, mau cheiro, uso de medicamentos prolongados e condição psicológica. A Laserterapia (Laser em Baixa Intensidade) é uma técnica indolor que consiste na doação de energia luminosa para o tecido lesionado. Esta terapia tem sido utilizada nas diversas áreas da saúde", explicou o professor.
Enfermeiros aprovam iniciativa
"É um curso inovador, uma rica oportunidade. Incluir essa especialidade no atendimento aos pacientes, nas unidades de saúde do município, será um avanço para o setor", disse Sheila Casallas, enfermeira do Setor de Emergência da Pediatria da Unimed.
A coordenadora de Enfermagem do CTI I e II, do HPM, Rosani Caruso, concorda.
"É um tratamento específico que garante a qualidade de vida dos pacientes com todos os tipos de feridas. É um curso caro, mas, hoje, todos os coordenadores de enfermagem do HPM estão tendo a oportunidade de se qualificarem", destacou.
O colega de profissão, Heberth Antônio, coordenador de Enfermagem da Clínica Médica II, do HPM, também vê no curso a oportunidade de atender melhor os pacientes.
"Lido com pacientes acamados diariamente. Essa capacitação vai melhorar a qualidade no atendimento", enfatizou.
O conteúdo programático do curso é dividido por módulos e aborda os seguintes temas: “Anatomia e Fisiologia Cutânea”, “Avaliação de Lesões Cutâneas”, "Biossegurança, Vigilância Sanitária e Legislações”, “Princípios da Biofotônica”, “Aplicabilidade Clínica da Laserterapia”, “Indicações Clínicas da Laserterapia no Tratamento de Feridas”, “Coberturas”, e “Prática Demonstrativa e Protocolos”. No último módulo será realizado um workshop de materiais e produtos.
Foram oferecidas 45 vagas e, ao final, os enfermeiros serão certificados. A carga horária é de 30 horas de aulas presenciais. O curso continua no próximo dia 31; e 7 e 14 de novembro, das 8h às 17h, na sala 210, bloco A, da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.