Ensaios da Paixão de Cristo entram na reta final com mensagem de esperança e reflexão

19/03/2024 20:48:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

As datas do espetáculo são 28, 29, 30 e 31 de março, na Praia de Imbetiba

Os ensaios da Paixão de Cristo em Macaé foram intensificados na semana que antecede a estreia. Com datas marcadas para os dias 28, 29, 30 e 31 de março, na Praia de Imbetiba, os ensaios já transmitem mensagens de amor, perdão e redenção que estão presentes na história do sacrifício de Jesus.

Durante os ensaios, os atores se dedicam para trazer realismo e emoção à encenação, com interpretações que reproduzem fielmente os eventos que levaram à crucificação de Cristo, como foi o caso do ensaio realizado na noite desta terça-feira (19).

A montagem, que tem como produtor e empresário responsável Oscar José, e o diretor veterano Ginaldo de Souza, une arte, religiosidade e tradição. O secretário de Cultura, Leandro Mussi, informou que a prefeitura está organizando uma programação especial antes de cada montagem. Nos dias 28 a 30, às 18h30, será apresentado o coral Incanto. No dia 31, domingo de Páscoa, a atividade terá início às 17h com uma missa campal conduzida pelo Bispo Dom Luiz Antônio, da Diocese de Nova Friburgo, seguida por outra apresentação do coral às 18h30.


"Estamos muito felizes em poder proporcionar mais uma vez à população de Macaé, e também aos visitantes, esse espetáculo grandioso que retrata de forma emocionante a história da Paixão de Cristo. É um momento de reflexão, de fé e de celebração, e tenho certeza de que todos que assistirem serão tocados pela mensagem de amor que essa peça nos traz”, ressaltou o secretário.

A montagem conta com a participação de cerca de 300 pessoas, entre atores e integrantes das equipes de estrutura e técnica. Dentre os integrantes, destaca-se o elenco formado por 30 pessoas com deficiência (PcD) da Escola Sentrinho de Macaé. Além disso, os artistas selecionados para o espetáculo incluem atores formados pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) e alunos da instituição. "O resultado será lindo e estamos procurando melhorar a cada ensaio, teremos também ótimos equipamentos técnicos", avaliou Oscar.

A atriz de Macaé, Cássia Gomes, que interpreta uma mulher de Jerusalém na Paixão de Cristo, traz consigo o compromisso com a mensagem de empatia presentes na história de Jesus. Em sua atuação, Cássia incorpora a simplicidade e a força das mulheres do povo, que encontram em Maria um exemplo de coragem e determinação.

- Faço uma mulher de Jerusalém e, como Maria, sou uma mulher simples e vendo Jesus, ouvindo suas pregações, testemunhando seus milagres e acreditando em uma possibilidade de existência sem opressão eu sigo Jesus e acredito no seu amor – disse, citando a própria personagem.

Através do seu papel na Paixão de Cristo, Cássia busca transmitir a importância da compaixão na sociedade. Para ela, a mensagem de Jesus é um convite para que todos possam se unir em harmonia. “Então eu sou essa mulher do povo, que tem em Maria um grande exemplo de mulher que luta pela sua sobrevivência, pelos seus e que tem o amor como forma de existir no mundo, acolhendo, tentando não discriminar, tentando trazer todos juntos sem opressão”, acrescentou.
 


Fotos Relacionadas