logo

Ensino Fundamental e Educação Infantil entregam certificados de cursos

29/11/2012 16:43:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Os profissionais da rede municipal de ensino que participaram, no decorrer deste ano letivo, dos cursos de formação continuada estão recebendo certificados de conclusão. Nesta quarta-feira (27) foi encerrada a capacitação de cerca de 90 educadores que atuam nas unidades de Educação Infantil e fizeram parte da formatura de conclusão do curso “As diferentes linguagens na Educação Infantil”.

O módulo foi subdividido em quatro etapas: “O cotidiano das crianças na Educação Infantil”, “As múltiplas linguagens na Educação Infantil”, “A linguagem matemática: O brincar e a matemática” e “Brincando as crianças aprendem a ler e escrever na Educação Infantil”. A programação de 85 horas foi ministrada pela equipe pedagógica da subsecretaria de Educação Infantil, de março a dezembro, com a finalidade de destacar a importância da prática reflexiva e do uso de mecanismos para enriquecer o dia a dia em sala de aula e aprofundar os estudos dos eixos da Educação Infantil.

De acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, o objetivo dos cursos é destacar as diferentes linguagens na Educação Infantil: “A proposta é qualificar os profissionais da Educação, de forma a promover o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e a qualidade do ensino”, disse.

A capacitação foi alvo de elogios dos educadores, que se reuniram periodicamente na sede da Secretaria de Educação e nas unidades da Serra. Os encontros foram marcados por estudos dirigidos para os profissionais que atuam com os alunos na faixa de zero a cinco anos: “Estou muito feliz. Tenho 23 alunos. Gostaria de fazer parte de outros cursos como este. Adorei todas as abordagens. Sou do Rio, ingressei na rede municipal este ano e toda a equipe está de parabéns, pois estou tendo a oportunidade de me atualizar a cada dia”, contou a professora Ruth Ferreira, que leciona na Escola Municipal de Educação Infantil Laura Sueli.

Da mesma opinião é a professora que atua no Ciep Professor Darcy Ribeiro, Adriana Sales Ferreira: “Fiquei muito impressionada com tudo que pude aprender e vivenciar com os demais colegas. Adorei os módulos sobre a importância do brincar e linguagem matemática, pois tive a oportunidade de refletir e levar para a sala de aula várias estratégias que despertam o gosto pela disciplina”, falou.

Para a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, capacitações como estas servem para os educadores e outros profissionais inovarem nas estratégias pedagógicas: “Além dos professores, houve capacitação para auxiliares de serviços escolares, professores orientadores e orientadores pedagógicos, que também tiveram acesso a conteúdos que seguem os Parâmetros Curriculares da Educação Infantil”, observou.

Ensino Fundamental - Cento e trinta educadores que fizeram parte dos sete cursos do Programa Formação pela Escola, além do curso de Formação Continuada “Pró-Letramento em Matemática”. Coordenados pela equipe de Programas e Projetos e Formação Continuada, os cursos seguem as diretrizes do Ministério da Educação. A entrega de certificados será no dia 10 de dezembro, às 14h, na Secretaria de Educação.

Este ano, no primeiro e segundo semestre, o Formação pela Escola ofereceu para cerca de 100 educadores módulos diversos, como “Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica”, “Valorização dos Profissionais da Educação” (Fundeb), “ Competências Básicas”, “Programa do Livro (PLI)”, “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, “Controle Social para Conselheiros”, “Programa Nacional de Alimentação Escolar” (Pnae), “Programa Nacional de Transporte Escolar” (Pnate).

O “Formação pela Escola” é um programa de formação continuada, nas modalidades presencial e à distância, que tem como objetivo reforçar o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE). Participaram dos módulos gestores, professores, técnicos e representantes da comunidade, que são intitulados cursistas. Já o “Pró-Letramento em Matemática” contou com a participação de 30 professores regentes.

Para o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, a formação contribui com a valorização do cada um dos participantes: “O enriquecimento profissional contribui com a qualidade do ensino”, disse. Para o tutor e coordenador do “Formação pela Escola”, Orlando Henriques, a programação de 2012 atingiu as expectativas: “Foi um ano de conquistas e bastante positivo. Registramos o empenho dos participantes e da equipe de tutores”, ressaltou.

Já para a coordenadora de Programas, Projetos e Formação Continuada do Ensino Fundamental, além de integrante do comitê do Plano de Ações Articuladas (PAR) do município, Regina Célia Santos Nascimento, esta foi a oportunidade ímpar de reforçar a importância da capacitação quanto às políticas públicas financiadas pelo Governo Federal e também para a atualização dos profissionais: “Todas as formações ministradas pela nossa equipe de tutores visam o enriquecimento da prática pedagógica e da gestão em uma escola municipal”,disse.

Segundo a Subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, todos os cursos promovidos visam avanços no ensino municipal: “Com incentivo à capacitação, nossos educadores, não só enriquecem saberes, mas compartilham vivências positivas, que são multiplicadas em salas de aula diversas”, finalizou.