O ensino municipal de Macaé obteve média (44.07), superior à média estadual (42.63) e à nacional (39.13), no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado em 2006, divulgadas este mês pelo Instituto Nacional de Estudos, Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
Das dez escolas municipais de Macaé em que foi realizado o exame, as três primeiras colocadas foram: Colégio Municipal Pedro Adami (47.91), localizado na região serrana, Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (43.00) e Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo(41.02).
A secretária Milmar Pinheiro falou dos requisitos mínimos para participar do exame. “Só dez escolas da rede participaram, porque o exame não é obrigatório, e é exigido o número mínimo de dez alunos interessados em se submeter ao ENEM”, explica Milmar. A média superior obtida pelas escolas do município é fruto do empenho dos professores, dos orientadores pedagógicos de cada escola e do setor de pedagogia da secretaria, além das condições que a prefeitura vem concedendo aos professores, investindo na capacitação, e o que essa administração proporciona aos alunos; tudo isso reflete num melhor resultado do ensino”, comemora Milmar.
As escolas que tiveram o quorum exigido pelo Ministério da Educação e Cultura foram: Colégio Municipal do Sana, Dr Cláudio Moacyr de Azevedo, Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges, Colégio Maria Isabel, Colégio da Aroeira, Colégio Municipal Botafogo, Colégio Municipal Coquinho, Colégio Municipal Pedro Adami, Colégio Municipal Zelita Rocha.