As aulas presenciais serão retomadas no próximo ano.
Os 414 alunos do Centro Municipal de Idiomas (CMI) iniciaram o segundo semestre letivo nesta segunda-feira (16), com aulas on-line. A lista reserva foi contemplada e todos os interessados em iniciar o curso de idiomas foram atendidos. São 15 turmas do curso de Inglês e três de Espanhol. As aulas presenciais serão retomadas no próximo ano.
As aulas ocorrem nos horários e dias previamente combinados com os professores, utilizando as plataformas Google Meet e/ou Zoom. Com relação aos livros didáticos, continuam sendo usados como ferramenta principal de cada aluno e as avaliações serão feitas remotamente em dias e horários também pré-determinados pelos professores.
A equipe de professoras do CMI aplica uma das metodologias ativa chamada flipped classroom, também conhecida como aula invertida. A proposta é que o aluno tenha contato prévio com o conteúdo e na aula síncrona, esteja ciente do assunto para sanar dúvidas, aperfeiçoar a interação professor-aluno e aprofundar o conhecimento.
O Centro Municipal de Idiomas atende, prioritariamente, alunos da rede pública de ensino, de 12 a 18 anos, e é reconhecido na rede por contar com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que reforçam o aprendizado nas disciplinas de Língua Inglesa e Espanhol, e se destacam em provas de língua estrangeira não apenas na sala de aula, mas em entrevistas de emprego.
Os cursos de Inglês e Espanhol têm duração de quatro anos, com aulas duas vezes por semana. Os cursos são divididos em 4 níveis: básico, pré intermediário, intermediário e avançado. O Centro Municipal de Idiomas é um programa de referência no município de Macaé.