Com atividades ao longo de todo o mês, a campanha do Maio Amarelo, promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Macaé, encerrou na sexta-feira (30), com a entrega de duas toneladas de alimentos não perecíveis para o Recanto dos Idosos e Apae. Os alimentos arrecadados foram doados pelos 934 participantes da corrida do Maio Amarelo, realizada no último dia 25.
No mês em que completa o Jubileu de Prata (25 anos) de inauguração, o Recanto dos Idosos atende, atualmente, 20 idosos e funciona com a ajuda de voluntários e fomento da Prefeitura de Macaé. A capacidade total é de 27 vagas.
“Ações como essa são muito importantes para nós. O fomento é fundamental e os alimentos são muito bem-vindos. Nosso jubileu será comemorado em setembro na festa da Primavera”, comemorou a voluntária Josefa Sampaio, que trabalha no Recanto dos Idosos na parte financeira.
Já na Apae de Macaé, que esse mês faz 21 anos de fundação, são assistidas 140 crianças, jovens e adultos no contraturno com a escola regular. A instituição também tem apoio da Prefeitura de Macaé e atua com profissionais especializados nas áreas Terapêuticas e Pedagógicas.
“É muito bem-vinda essa doação. Nós já fornecemos a alimentação diária. As doações que recebemos de alimentos são encaminhadas para os familiares dos assistidos que mais precisam”, explicou a coordenadora Iza Santana.
O Maio Amarelo em números
A campanha do Maio Amarelo foi um sucesso atingindo um público bastante variado, como o Circuito Escolar que contou com 31 escolas participantes contemplando 3.379 alunos atendidos. No evento, os estudantes conheceram um pouco mais sobre o trânsito e suas sinalizações.
“Este mês de maio, as ações ficaram mais concentradas nas empresas, escolas e ações de rua, que é a Blitz Educativa, onde abordamos 2.175 condutores e distribuímos material educativo de trânsito, em diferentes pontos da cidade. Com isso, tivemos um aumento de participação de 82% nas empresas, 51% nas escolas e 15% nas ruas”, explicou o diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.
Nas 52 empresas visitadas, a equipe realizou palestras com objetivo de sensibilizar sobre a importância de práticas seguras no trânsito e, consequentemente, reduzir o número de acidentes envolvendo colaboradores que utilizam veículos da empresa ou se deslocam para trabalhar. Ao todo, as palestras tiveram um público total de 7.870 colaboradores.