Equipe da UFRJ conquista segundo lugar em Festival de Brasileiro de Minifoguetes

21/06/2022 13:45:00 - Jornalista: Renatta Viana

Competição foi realizada em São José dos Campos (São Paulo)

A equipe de competição do Grupo de Engenharia de Sistemas Aeroespaciais de Macaé participou, entre os dias 16 e 19 de junho, do Sétimo Festival Brasileiro de Minifoguetes em São José dos Campos (em São Paulo). A equipe competiu nas categorias de Apogeu 100 metros e 200 metros, tendo conquistado o segundo lugar nacional na categoria 200 metros.

Participaram presencialmente o coordenador acadêmico da equipe, professor Bernardo Tavares; os alunos Rafael Calderon e Matheus Pio, ambos do curso de Engenharia Mecânica; e a discente Gabriela Rosa, do curso de Licenciatura em Química. Todos universitários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé.

A prova consistia em lançar o minifoguete sem falha, atingir o apogeu alvo (com um erro de até 30% para mais ou para menos) e depois recuperá-lo em segurança. O modelo deveria acionar um paraquedas, e a velocidade de queda não poderia ultrapassar 10 m/s. Segundo o professor Bernardo Tavares, para os alunos da equipe essa viagem foi um grande marco, pois foram dois anos sem competições presenciais. Por causa disso, muitos membros se desligaram do projeto.

“Diante disso tudo, só o fato de termos conseguido fazer dois foguetes simples, porém eficientes, mostra a resiliência e capacidade criativa dos nossos alunos. Agora nossa meta é fazer foguetes de 500 e 1000 metros de apogeu, respectivamente, como um novo desafio de engenharia. A equipe está motivada com a conquista do prêmio”, explicou Bernardo.

O Grupo de Engenharia de Sistemas Aeroespaciais de Macaé foi fundado em fevereiro de 2020, em colaboração com a equipe de foguetes CEB-RD de Casimiro de Abreu, formada por alunos do Ensino Básico, campeã na categoria 1 quilômetro. Com a pandemia da Covid-19, o Grupo não havia participado de nenhum evento desse nível.

"Nossos planos são para fazer foguetes de apogeus maiores. Futuramente, um foguete de 5 quilômetros, para ser lançado em competições internacionais, em parceria com o CEB-RD", finalizou Bernardo.


Fotos Relacionadas