Foto: Andréa Pessanha
Atletas de Macaé já treinam no local da competição
Três Coroas (RS) - Uma comitiva de 27 atletas macaenses, na faixa-etária de oito a 22 anos, participa neste sábado (24) da Copa Brasil de Canoagem Slalom, em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, a partir das 10h, na Praça dos Decks. O evento vai até domingo (25) no mesmo horário, no Parque das Laranjeiras. A Copa Brasil de Canoagem é uma realização da Prefeitura de Três Coroas, e com organização da Associação Trescoroense de Canoagem (Asteca). A equipe de Macaé é a única representante do Estado do Rio de Janeiro.
O coordenador da base de Glicério, superintendente de Esportes de Macaé e presidente da Associação Educativa de Esportes e Meio Ambiente (Aeema), Gerhard Jancsik, conta que esta Copa de Três Coroas é o início para os competidores macaenses, já que é o primeiro ano do projeto dos quatro pólos existentes.
- Estamos com um grupo muito bom e com uma excelente equipe técnica nos acompanhando, que já tem certificação internacional. Nossos atletas têm bastante raça, são muito talentosos e possuem muito conhecimento sobre as corredeiras, o que aumenta o nível deles - explica.
Gerhard ainda destaca que a equipe de canoístas é formada por cinco faixas-verdes, nível alcançado após um ano e meio de prática. "O grupo de Glicério conseguiu chegar a esta etapa por conta da habilidade de cada um. Por isso tem muitas chances de conquistar medalhas de ouro nesta Copa de Canoagem", afirmou Gerhard.
Além dos atletas, que se dividem nas categorias infantil, menor, júnior e sênior, o grupo conta dois instrutores, uma chefe de equipe, dois árbitros e duas pessoas responsáveis pela equipe de resgate.
Histórico – A equipe de Canoagem de Glicério competitiva surgiu há cerca de dez anos, e está há três com a atual diretoria. O grupo já conquistou logo no primeiro ano três títulos; no segundo, cinco; e no terceiro, oito em descidas corredeiras em campeonatos brasileiros nacionais. Já no Slalom, que é uma categoria Olímpica, a prática começou em março deste ano.
Participação em outras competições - No mês passado a equipe participou do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom da Segunda Divisão, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento reuniu mais de 180 canoístas iniciantes de diversos núcleos do Brasil, envolvendo atletas de quatro associações que fazem parte do projeto olímpico: Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro (Macaé), que levaram para casa duas medalhas de ouro e uma de bronze.