Foto: Divulgação
Reunião aconteceu na quinta-feira (22)
Uma comissão formada por membros da Coordenadoria Extraordinária Macaé 200 Anos e Fundação Macaé de Esporte e Turismo (Fesportur) se reuniu na quinta-feira (22) com representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro. Um dos objetivos do encontro foi o esclarecimento de dúvidas e obtenção de informações quanto à situação do município, para que sejamos escolhidos como campo de base por uma das federações de futebol que disputará a Copa 2014, diz Ely Peron Frogilo, Coordenador Extraordinário do Macaé 200 Anos.
Além da comissão macaense, estavam presentes dois membros do comitê brasileiro de organização e um da Match, empresa que trabalha para a Federação Internacional de Futebol (FIFA) na organização logística do mundial.
A empresa MATCH é contratada pela FIFA para reunir todas as informações logísticas, assim como fazer a gestão dos contratos, reunindo tudo em um dossiê que será encaminhado às federações, para que estas escolham as cidades onde irão ser hospedadas, conta Romaric Büel, que é o interlocutor, nomeado pelo prefeito Riverton Mussi. Segundo os organizadores, este dossiê deverá conter 60 cidades que reúnam estas condições no país inteiro, para que, dentre elas, sejam escolhidas 32 para abrigar essas federações. O tema debatido foi o funcionamento do processo seletivo das cidades.
A equipe da Coordenadoria Extraordinária Macaé 200 Anos levou Kits, fornecidos pela Secretaria de Comunicação Social, contendo material informativo sobre Macaé, além de material preparado pela Coordenadoria, um dossiê com informações sobre logística: distâncias, aeroportos, hotéis, campo de futebol, o recém-inaugurado Moacyrzão.
Segundo Lúcio Duval, um dos membros da comitiva, um dos problemas que hoje Macaé enfrenta é o número de vagas em hotéis, ocupados pelo turismo de negócios, ponto a ser negociado nos próximos meses.
Além das 12 cidades selecionadas para sediar os jogos, a FIFA tem como tarefa escolher e homologar 32 campos de base, no Brasil. Esses municípios obrigatoriamente têm que dispor de um aeroporto internacional no máximo a uma hora de distância; um campo de treinamento em perfeito estado; capacidade hoteleira, não apenas para a federação, como também para a imprensa e fãs.