logo

Equipe do CCZ participa de capacitação

22/10/2013 14:33:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Flávio Sardou

Controle integrado de vetores é abordado como tema fundamental para a saúde pública

Supervisores do Centro de Controle de Zoonoses participam desde o início deste mês da capacitação sobre “Controle Integrado de Vetores”. O objetivo é proporcionar aos profissionais atualização e troca de informações sobre o assunto. A previsão é de que o curso termine na segunda semana de novembro.

De acordo com informações do coordenador do curso, o técnico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilberto Rosindo, a capacitação conta com a presença de profissionais de Macaé e de outras cidades, como Rio das Ostras. Segundo ele, o tema está sendo apresentado desde o início do mês de abril e a previsão é de que o curso seja concluído em novembro.

- É um curso de atualização e uma oportunidade de troca de informações entre os profissionais de outros municípios. Estamos abordando os temas 'Controle Integrado do Mosquito'; 'Leishmaniose'; 'Esquistossomose'; 'Tipos de carrapatos'; 'Pragcida Utilizada na Saúde Pública' e 'EPIs'. Os temas são apresentados por quatro profissionais - explicou.

Para o supervisor geral de campo, Flávio Paschoal, a capacitação trará a possibilidade dos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, prestarem melhor serviço à população. O intuito também, segundo ele, é tornar os servidores de campo multiplicadores de informações.

Outro supervisor de campo, responsável pelo carro fumacê, Victor Júnior, também acha positiva a capacitação, pois para ele, o curso serviu para tirar algumas dúvidas, principalmente sobre o uso correto do produto químico correto para não agredir o meio ambiente.

O fiscal sanitário, Cremilson Rezende, do município de Rio das Ostras, disse que o curso de capacitação é importante para sua atualização profissional. Para ele, que participa de todos os módulos desde o início, o que chamou a atenção foi a questão da composição química dos inseticidas e do combate aos carrapatos.

DENGUE - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continua o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável em transmitir a dengue. A prefeitura promove diversas ações que vão desde o combate com visitas domiciliares, eliminação dos criadouros e tratamento, como também a prevenção através de trabalhos educativos junto à população.