logo

Equipes da UPA participam de treinamentos de capacitação

01/08/2012 17:24:00 - Jornalista: Jersey Simon

As equipes que atuarão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Lagomar, que será inaugurada nesta quinta-feira (2), passaram por um treinamento de capacitação. Cerca de 100 profissionais, entre funcionários das áreas administrativas, corpo médico e de enfermagem e apoio técnico hospitalar, participaram das atividades, no auditório da Cidade Universitária, durante esta quarta-feira (1). O treinamento foi ministrado pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

De acordo com Janaina Novaes, que atua na área de apoio à gestão, o objetivo é garantir que os procedimentos na UPA sejam padronizados segundo as determinações da SES.

- Na UPA 24h o atendimento é diferente das demais unidades de saúde. Tentamos fazer a interface entre o atendimento de urgência e a atenção básica, para que todo cidadão seja atendido corretamente. Falamos de diversos assuntos, com palestras e treinamento prático; abordamos desde o atendimento na recepção, até a transferência de um usuário -, explicou.

Os profissionais serão orientados sobre o funcionamento da unidade, critérios para classificação de risco, prontuário médico eletrônico, fluxo de pacientes dentro da rede, entre outros. Além do corpo de funcionários da UPA Lagomar, profissionais da Estratégia de Saúde da Família, do Hospital Público de Macaé (o HPM), também participaram.