logo

Esane realiza apresentação de ações na área de saneamento básico no Paço Municipal

07/11/2013 13:47:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro e Alexandre Bordalo

Foto: Bruno Campos

Especialistas e autoridades conheceram as ações desenvolvidas em Macaé na área de saneamento

Em evento realizado na tarde de quarta-feira (6), no Paço Municipal, convocado pela Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), representantes da prefeitura, da Companhia de Águas e Esgoto (CEDAE), do Ministério Público, do Inea, do Nupem e de outros órgãos, conheceram as ações que vêm sendo realizadas em Macaé na área de saneamento básico.

A apresentação teve a participação da Foz do Brasil, empresa vencedora de licitação para tratar do esgotamento sanitário de Macaé e que faz parte da Parceria Público Privada (PPP), firmada entre o município, a Esane e a Foz para cuidar das ações do saneamento básico de Macaé.

Foram apresentadas as transformações que Macaé vem vivenciando na área de saneamento básico desde o início deste ano, o plano de obras, o planejamento e o cronograma das ações para os próximos cinco anos, já que é meta da administração municipal levar o saneamento básico a todo município, levando melhor qualidade de vida à população.

Foram expostas as ações que a prefeitura realizou desde o mês de janeiro para começar a tratar do esgoto no município, como a ativação da ETE do Mutum, que hoje está em funcionamento, captando e tratando 20 litros de esgoto por segundo, com 95% de pureza no efluente que é lançado na Lagoa de Imboassica.

- As obras em favor da despoluição da Lagoa de Imboassica envolverão os bairros vizinhos, como por exemplo o Mirante da Lagoa, a Morada das Garças, o São Marcos e a Praia do Pecado. A empresa contratada Foz vai fazer todo o sistema de esgotamento sanitário de Macaé -, disse o presidente da ESANE, Marcos Muffareg.

Ele destacou que as ações da PPP estão com enfoque na preservação do meio Ambiente e vendo o saneamento com o viés da saúde pública.

Foi apresentado todo o plano de ação da PPP. O diretor da Empresa Foz, Fernando Bessa, mostrou os subsistemas em que a PPP dividiu a cidade; Mutum, Central, Aeroporto e Lagomar. Ele apresentou as metas, o cronograma e as atividades que já estão e serão realizadas para atender as demandas do esgotamento sanitário do município.

O evento contou, ainda, com a apresentação das ações que a Esane vem realizando na região serrana macaense, onde a empresa tem a responsabilidade do tratamento e distribuição da água potável à população e captação e tratamento do esgoto.





Fotos Relacionadas