Foto: Moisés Bruno
A iniciativa é uma parceria da Defesa Civil, UFRJ, Uenf, Secretaria de Educação e Secretaria de Ensino Superior (FeMASS)
A apresentação do projeto “Estações Meteorológicas”, uma parceria da Defesa Civil, UFRJ, Uenf, Secretaria de Educação e Secretaria de Ensino Superior (FeMASS), começou nesta quarta-feira (7) pelo Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel. No encontro, os alunos conheceram a importância do equipamento instalado na escola. A iniciativa, que monitora as águas das chuvas no município, contempla 31 unidades da rede pública municipal de ensino.
O secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, afirmou que o objetivo foi disseminar a cultura preventiva. “A ideia é apresentar a importância das atividades de pesquisa em situações de alagamentos e inundações, o ciclo da água, sistema de alerta e modelo de mitigação de desastres”, frisou o secretário.
O projeto é um modelo de mitigação de desastres que envolve tecnologia, educação, prevenção, questões climáticas, engajamento comunitário, com a instalação de estações meteorológicas de baixo custo em escolas municipais.
A coordenadora da Gestão Educacional do projeto, Cristiane Pires Teixeira Pacheco, pontuou que a proposta é aprofundar os conhecimentos de robótica entre alunos e professores, além de contextualizar os dados coletados nas estações entre a comunidade escolar.
“Com esses dados, as escolas podem gerar conhecimentos no uso curricular. Este mês estaremos em quatro escolas, mas pretendemos visitar as 31 escolas que contam com o projeto. A iniciativa já foi apresentada na França, São Paulo e diversos órgãos de Defesa Civil na região. A parceria com a Defesa Civil de Macaé acontece desde 2023”, disse.
A diretora do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, Adriana Baldi, afirmou a importância de receber o projeto na escola. “É fundamental os estudantes receberem o conhecimento de iniciação de pesquisa e visitas de universidades. Além disso, os professores buscam trabalhar esses dados em sala de aula e, ainda, ressaltamos a importância do alerta de emergência para a comunidade”, frisou Adriana.
As próximas unidades escolares que irão receber a apresentação serão: Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira, Colégio Municipal Engenho da Praia, Colégio Municipal do Sana.
As estações meteorológicas são compostas por: anemômetro (instrumento meteorológico usado para monitorar o movimento do ar, medir a velocidade e a direção do vento); pluviômetro (instrumento meteorológico utilizado para coletar e armazenar a água da chuva, permitindo a mediação da altura da chuva em um determinado período); sensor de temperatura e umidade; painel solar para fornecer energia para a estação; barômetro (serve para medir a pressão atmosférica, fundamental para a meteorologia, permitindo a previsão do tempo e o estudo dos fenômenos atmosféricos).