O projeto "Escola com Vida", da Superintendência de Educação Integrada e Coordenação de Esportes, tem o objetivo principal de desenvolver e oferecer atividades alternativas, dentro das escolas, no contraturno escolar. Uma das mais procurados é o xadrez. A modalidade que se popularizou recentemente com a série "O Gambito da Rainha", da Netflix.
Com os alunos da rede municipal de ensino não foi diferente e a prática segue conquistando alunos nas escolas: Carolina Curvello Benjamim; E.M Sana; E. M. Natálio Salvador Antunes; E. M. Maria Isabel; C. M. Olga Benário; C. M. Generino Teotônio de Luna; C. M. Elisabete Brandão; E. M. Amil Tanos; C. M. Polivalente, Maria Letícia; C. M. Paulo Freire; E. M Lions E.M Coquinho e C. M Raul Veiga.
Participando do projeto na EM Lions, são 48 alunos do Ensino Fundamental I. Ao todo, esses alunos praticam três modalidades: xadrez, tênis de mesa e queimado, às quartas e quintas-feiras.
"Com educação integral, os alunos saem de casa e ficam na escola. Aqui dentro eles desenvolvem conceitos de socialização, interação e prática de atividades físicas", comentou o professor da EM Lions, Ronaldo Pereira.
Já na EM Coquinho, o projeto concentra suas fichas no xadrez, onde há 30 alunos do Fundamental I participando das atividades - todas as quintas-feiras, ao longo do dia.
"Uma das questões que lidamos é o déficit de atenção, e o xadrez traz esse foco porque tem a capacidade de mudar o comportamento do aluno. O xadrez não tem a transferência de responsabilidade, como em outros esportes. Cada movimento no tabuleiro gera alguma consequência e os alunos aprendem a lidar com isso”, disse o professor da escola, Jorge Aquiles.
Dança, futsal, vôlei, handebol, corfebol e atletismo são algumas das outras atividades oferecidas. Os alunos devem ter autorização dos pais para que possam participar, ao todo 18 escolas recebem o projeto