Escola de Dança celebra o Dia Internacional da Dança com programação para alunos e comunidade

Apr 29, 2024 7:08:00 PM - Jornalista: Janira Braga

Foto: Arquivo da Escola Municipal de Dança

Escola Municipal de Dança disponibiliza aulas em diversas modalidades artísticas

Neste Dia Internacional da Dança (29 de abril), a Escola Municipal de Dança está comemorando de maneira especial, com diversas atividades voltadas para os alunos e também para a comunidade em geral.

O secretário de Cultura de Macaé, Leandro Mussi, parabeniza a Escola Municipal de Dança pelo Dia Internacional da Dança e pontua a importância desse dia para celebrar a arte e a expressão corporal.

- A dança é uma forma de comunicação única, que permite transmitir emoções, contar histórias e expressar sentimentos através do movimento. A Escola Municipal de Dança tem desempenhado um papel fundamental na formação de talentos e no incentivo à cultura da dança na cidade - comentou.

Neste Dia Internacional da Dança, o secretário de Cultura de Macaé reforça o compromisso da gestão em fomentar e fortalecer as atividades culturais no município, garantindo o acesso à arte e promovendo o desenvolvimento cultural da comunidade.

A diretora Cláudia Tenório ressalta a importância da data e destaca a programação diversificada que a escola preparou para celebrar a arte da dança.

Desde aulas especiais com foco na anatomia do corpo humano, passando por atividades em conjunto com as mães dos alunos, até uma roda de conversa sobre os grandes musicais da modalidade jazz, a programação valoriza a arte da dança em todas as suas formas e possibilidades.

- Através da programação, os estudantes têm a oportunidade de expandir seus horizontes, descobrir novas técnicas, aprimorar sua expressão corporal e ampliar seu repertório artístico – enalteceu Cláudia, pontuando que além disso, a programação também assinala a relevância da criatividade, da disciplina e do trabalho em equipe, valores fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos bailarinos.

Com a professora Andreia Ventapane, para as alunas do Pré Ballet I e Pré Ballet II, é promovida uma aula com pintura e desenho onde é trabalhada de forma lúdica a anatomia do corpo humano.De acordo com a diretora, para as alunas do Preliminar, Preliminar I e Preliminar II, a professora Gabriela Pinheiro realiza uma aula com as mães para que elas entendam o grau de dificuldade dos exercícios e compartilhem esse momento na dança.

Já as turmas do Preliminar I e Preliminar II da professora Juliana Miranda, uma aula de Ballet e Jazz é realizada, para que as alunas tenham esta vivência da outra modalidade e entendam as particularidades entre as duas.

A professora, coreógrafa e mestre de Ballet, Cristine Ximenes, oferece para as alunas da modalidade jazz uma roda de conversa sobre a modalidade e os grandes musicais.

- O professor de Danças Urbanas, Thiago Morethe fará um aulão para os alunos da rede estadual que estarão visitando a nossa escola na próxima sexta-feira, para conhecer um pouco do que a dança tem a oferecer, com o intuito de divulgar e propagar a modalidade – informou Cláudia Tenório.

Oficina Improvisar: oportunidade paraformação artística de jovens bailarinos e atores

Já a professora, coreógrafa e bailarina do nível Básico I e Básico II, a Luize Helena Pessanha oferecerá na Escola Municipal de Dança a Oficina Improvisar, no dia 3 de maio, para bailarinos e atores a partir dos 14 anos que estejam buscando formação artística. “Esta oficina é aberta para o público e tem vagas limitadas”, explicou a diretora.

A proposta da oficina é desenvolver a habilidade de dançar sem movimentos pré determinados, a partir da conexão com o próprio impulso interno e baseado na Teoria dos Esforços desenvolvida por Rudolf Laban.

- Parabenizo toda a equipe da Escola Municipal de Dança e todos os profissionais envolvidos na indústria da dança, enfatizando a importância de cada um na construção e realização deste belo espetáculo – disse Cláudia, expressando que a arte da dança une pessoas e é um dos maiores instrumentos de expressão da alma.

Para aqueles que desejam participar da Oficina de Improvisação, as inscrições estão abertas e podem ser feitas através do link https://forms.gle/wGvGADx4okCKTKp68 disponibilizado pela escola ou pelo WhatsApp (22)99720 6407.


Fotos Relacionadas