Escola em clima de Natal

14/12/2010 14:18:41 - Jornalista: Marilene Carvalho

Papail Noel da Transpetro visita Escola de Educação Infantil Esméria Pereira Reid dos Santos, no Engenho da Praia

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Esméria Pereira Reid dos Santos, no Engenho da Praia, esteve em clima de festa natalina com a visita do Papai Noel, na última segunda feira, dia 13. Os 154 alunos do Maternal II, Pré I e II ganharam presentes e fizeram fotos com o “bom velhinho”, numa tarde de emoções proporcionada pelo Natal Solidário dos Empregados da Transpetro.

A EMEI Esméria Reid dos Santos trabalhou todo o ano letivo de 2009 em tempo integral. Em 2010, devido à grande procura por vagas, voltará a funcionar em sistema parcial com turmas divididas em dois turnos, para ampliar o atendimento à comunidade.
Integrada à proposta curricular da Secretaria de Educação, a escola trabalhou o ano inteiro a temática África Mãe Terra, desenvolvendo conceitos de africanidade e diferenças dentro d o projeto Consciência Negra. “Todos os projetos que a escola desenvolve são interligados a um contexto global”, explica a diretora da escola, Andréa de Souza Alvarenga.

O projeto “Brincando e Viajando no Mundo da Fantasia com Ziraldo” foi também vivenciado de forma concreta o ano todo com os alunos, em especial o grupo de contadores de estórias formado pelas crianças de 4 e 5 anos. O personagem Menino Maluquinho entrou em cena no desdobramento de dois subprojetos: Maluquinho por alimento saudável e Sou Maluquinho mas não no trânsito.

Outro conteúdo trabalhado na EMEI do Engenho da Praia foi Jogos Infantis, que visa resgatar a estória das brincadeiras antigas como pula corda, amarelinha, Maria cadeira, carniça, ciranda, somando um total de 84 pesquisadas na internet. Durante os jogos, os alunos são estimulados a fazer uma releitura da tela com uso de técnicas diferentes, entre elas, desenho com giz de cera, pintura com pincéis em papelão, telha, azulejo e piso.

Os pequenos também aprenderam os conceitos básicos dos 3 Rs: Reciclar, Reduzir e Reaproveitar, por meio de atividades lúdicas com uso de papelão, papel e garrafas PET na confecção de brinquedos que foram expostos e vendidos no evento “Pequenos Cientistas”, promovido pela Secretaria de Educação no segundo semestre.