logo

Escola encerra o ano com balé e Hip Hop

12/12/2012 15:28:00 - Jornalista: Grazielle de Marco e Joice Trindade

A Escola Municipal de Educação Infantil Profª. Leda Maria Lêdo encerrou o ano letivo de um jeito diferente. Diante de um público de mais de 50 pais, os alunos realizaram apresentações de balé e Hip Hop. O evento, que marcou também a culminância do projeto “Literarteando”, foi realizado no último final de semana, no salão de eventos da Igreja dos Mórmons, e contou com a participação de alunos do maternal I e II, Pré-I e pré II.

De acordo com a diretora da escola, Mariana da Silva Duarte, a apresentação marcou ainda a despedida da escola dos alunos do pré-II: “A partir do próximo ano estes alunos irão para outras escolas. A formatura deles será dia 17”, explicou.

Segundo Mariana, o “Literarteando” teve como tema “Vinícius e Toquinho”, e consistiu em diversas atividades com textos dos autores, entre eles, a musicalização de contos dos compositores: “Durante o ano trabalhamos com três grandes projetos e no quarto bimestre desenvolvemos o “Literarteando”. Durante o balé os pais e convidados puderam ver um pouco do resultado deste trabalho”, comentou.

A escola foi uma das primeiras da rede a integrar o projeto “Dança na escola”, ofertando aulas de balé na escola. A atividade teve a participação de 79 alunas das turmas de Pré I e II, que durante as aulas trabalharam postura ereta, movimentos circulares dos braços e pernas, leveza, harmonia e simetria. O projeto, que começou no primeiro bimestre do ano letivo, tem o objetivo de destacar a integração e desenvolvimento das habilidades, coordenação motora, ritmo e lateraridade dos alunos.

Para realizar as aulas de balé, a direção da escola, além da colaboração dos pais, contou com o esforço da professora de Educação Física Verônica Sales Fin. O espaço destinado as aulas não é voltado apenas ao balé, mas que também funciona como sala de leitura em horários específicos.

- Ficamos orgulhosos deste trabalho. Os pais e responsáveis pelos estudantes se mobilizaram em rifas e campanhas para ajudar na organização do espaço dedicado às aulas. E o projeto foi muito reconhecido no município depois da apresentação do balé na feira Literarte - contou a diretora geral, Mariana Duarte Pinto.

Satisfeito com o desempenho do projeto, o secretário de Educação, José Augusto Aguiar, destaca que a rede municipal se preocupa em oportunizar a prática motora, pois ela é essencial e determinante no processo de desenvolvimento geral da criança.