logo

Escola Maria Isabel Damasceno recebe HistoriArte

01/07/2022 11:38:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

O objetivo é incentivar a leitura e a literatura brasileira entre os alunos

Estudantes da Escola Maria Isabel Damasceno Simão receberam o grupo HistoriArte da Secretaria de Educação. Os encontros foram realizados na tarde desta quinta-feira (30) e sexta (1). O objetivo é incentivar a leitura entre os alunos.

O grupo, formado pelos contadores de história Giselle Souza, Ana Paula Lima de Matos, Rosane Miranda e Margarida Barcellos, existe há 26 anos e realiza o trabalho com estudantes da rede municipal e também particular.

A contação de histórias, de acordo com o grupo, provoca nos alunos a reflexão, a imaginação e a integração. As histórias são contadas de forma lúdica aos estudantes da rede, por meio de diversas obras.

“Nós realizamos o nosso trabalho diariamente, obedecendo a um cronograma, no entanto, as escolas também podem entrar em contato com a Superintendência de Educação Integrada e solicitar”, explica Giselle Souza.

Ela acrescenta ainda que o projeto HistoriArte atende alunos de todas as faixas etárias e, inclusive, com estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Além de se apresentar nas escolas, o grupo também ministra cursos de formação de contadores de história.

Para a diretora do Maria Isabel Damasceno, Carla Campos Conte, a atividade é recebida com muita alegria pelos alunos. “Temos proporcionado para os nossos estudantes atividades diferentes com o intuito de incentivar a leitura e a realização também de outras atividades, para tornar o ambiente escolar mais acolhedor”, destacou.

História do grupo- O Grupo HistoriArte surgiu no ano de 1995, através da parceria entre a prefeitura e o programa "Leia Brasil", promovido pela Petrobras. No programa, foi ministrado um curso de contador de histórias para os professores da rede municipal. Assim nasceu o grupo de contadores de Historiarte, por incentivo do professor, contador de histórias e escritor Celso Sisto.

Desde sua criação, o Grupo HistoriArte já praticou atividades de formação com diferentes profissionais, o que contribuiu para ampliar a capacidade de articulação do grupo com os meios e, sobretudo, qualificar na ampliação de repertório e formas de construir e compartilhar com o público o prazer de contar e ouvir histórias da literatura brasileira e universal.


Fotos Relacionadas