Escolas começam treinamento do Sistema de Gestão da Educação

24/02/2010 16:13:41 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: divulgação

O treinamento está sendo oferecido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia

As 60 escolas municipais que utilizarão o Sistema de Gestão da Educação, a partir deste ano, estão recebendo treinamento, durante esta semana, no laboratório de informática da Cidade Universitária. Estão participando supervisoras e professoras que ficarão responsáveis por inserir no programa o cadastro dos alunos, matrícula, avaliações, frequência, entre outras informações. O treinamento está sendo oferecido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia.

De acordo com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, o programa será utilizado via internet. “Este software servirá como facilitador na gestão escolar. O treinamento está dividido em fases. Nesse primeiro, as professoras aprendem toda a parte de cadastro e matricula de alunos. Na segunda, vai ser abordada como gerar históricos, relatórios, inserção de notas e conceitos”. Os instrutores do treinamento são técnicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

- Achei o sistema muito bom, simples e intuitivo. Vai ajudar muito na questão do cadastro dos alunos, matrícula, além da economia de papel que teremos e agilizará muito nosso trabalho. Hoje, quando um aluno pede transferência, por exemplo, temos que procurar no arquivo, no meio dos papéis, com poeira.
Com o sistema será muito mais prático -, ressaltou a professora Valéria Figueiró França Pereira, da Escola Municipal Joffre Frossard.

A supervisora Elaine Feldman França de Oliveira, da Escola Municipal Renato Martins concorda. “O sistema é excelente. Para nós supervisoras vai ser muito bom, vamos vencer grandes dificuldades principalmente em relação ao Censo Escolar”.

O secretário frisou que a partir de agora depende das diretoras garantir o funcionamento do sistema. “Neste segundo momento, após a implantação nas escolas, será de extrema importância a dedicação das diretoras, supervisoras e pessoal administrativo para garantir que os dados sejam sistematicamente inseridos no sistema, promovendo atualização constante na base dados”, comentou Guto Garcia, acrescentando que atualmente o software já se encontra em funcionamento em quatro escolas da rede, que nesta sexta-feira farão o treinamento da segunda fase.

O software permitirá aos pais de 40 mil estudantes da rede municipal de ensino acompanhar boletins, observações dos professores e outros dados, pela internet.

O sistema permitirá os pais dos alunos acessar de casa o Cadastro de Alunos (dados pessoais e socioeconômicos); Controle de fluxo de alunos (matriculas, transferências, evasão etc); Controle de frequência e registro de avaliações, com emissão de boletins; Geração de relatórios e documentos (relação nominal, diário de classe, histórico escolar etc). Já a administração poderá gerir também Cadastro de professores e funcionários; Gerenciamento de disciplinas (ementas, carga horária prevista, carga horária realizada etc) e Elaboração de estatísticas, com apresentação de gráficos e tabelas.