Escolas da rede municipal recebem devolução de livros didáticos

24/11/2006 14:43:32 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

As escolas da rede municipal de Macaé, assim como em todo o país, iniciaram o trabalho, junto aos alunos, para a devolução dos livros didáticos. Esses livros são recebidos pelos alunos no início do ano letivo e devem ser devolvidos às escolas no final do ano, a partir do final de novembro. Os livros devolvidos serão utilizados por outros estudantes no ano letivo de 2007.

Segundo a professora Rose Mary Thomaz, que coordena na secretaria municipal de Educação (Semed), o Programa do Livro Didático, os livros recebidos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do governo federal, são utilizados durante todo o ano letivo. Os estudantes são orientados pelas escolas a cuidarem bem deles, pois servirão a outros alunos.

Além do trabalho de conscientização realizado com os alunos, compete também as escolas promoverem ações de conscientização junto à comunidade, aos pais, quanto à necessidade e importância da conservação e devolução dos livros.

- Os livros são de boa qualidade visual e pedagógica, são bonitos e têm validade de três anos. Ao final desse período, os livros devolvidos farão parte do acervo das escolas. Este ano, Macaé receberá 65.165 livros didáticos para distribuição em 84 estabelecimentos de ensino do 1º ano de escolaridade ao Ensino Médio. Se não forem bem cuidados, certamente, faltarão livros para novos alunos. Por isso, todas as escolas desenvolvem projetos durante o ano letivo, visando o cuidado e conservação do livro didático – diz Rose Mary.

A coordenadora informa ainda que o sistema de distribuição do livro didático é ligado do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e todas as escolas do país, inclusive de Macaé, estão cadastradas no Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica do Livro Didático (SISCORT), responsável pela produção e distribuição nas escolas de todo o país. Ela ressalta que, em 2005, Macaé ficou primeiro lugar entre os municípios que cadastraram a devolução, alcançando 82%, não atingiu os 100% porque, do cadastro, também fazem parte as escolas da rede estadual.