Foto: Joice Trindade
Materiais esportivos chegam a diversas escolas da rede municipal de ensino.
Com o objetivo de auxiliar a prática de esportes a rede municipal de ensino, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega de materiais esportivos, como bolas de basquete, futsal, futebol, handebol e voleibol, redes, raquetes, bombas para inflar bolas, além de mesas de pingue-pongue. A entrega está sendo realizada por setores administrativos e a distribuição foi determinada conforme a necessidade de cada unidade de ensino e espaço escolar (infraestrutura). A distribuição vai contemplar todas as escolas de Ensino Fundamental.
Para a secretária de Educação, Marilena Garcia, a aquisição é um reforço para a prática de esportes: “O esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida. Assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento também faz, pois contribui com o desenvolvimento pleno dos nossos estudantes. O esporte proporciona momentos de aprendizagem e de prazer, proporcionando assim um impacto positivo sobre a educação”, disse.
Entre as escolas que já receberam o material está a Generino Teotônio de Luna. Satisfeita a diretora-geral, Tatiane Pereira Rosa Galante, contou que a aquisição vai reforçar o trabalho executado na escola. Com 450 alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade e EJA, a unidade situada no bairro Virgem Santa é reconhecida por ter conquistado 18 medalhas nos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM): “Com a aquisição destes materiais, nossos estudantes vão se dedicar ainda mais em outras modalidades esportivas. Os esportes coletivos e individuais auxiliam a formação de conceitos básicos de cidadania, ou seja, os aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos do esporte muito contribuem para a formação da cidadania”, disse a diretora acompanhada da professora Dayana Torquarto.
Para a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, a aquisição dos materiais esportivos é uma conquista não apenas para os alunos, mas para os educadores, principalmente os professores de Educação Física: “Com estes novos materiais, as escolas municipais poderão ampliar as programações como torneios internos, jogos intercolegiais e estudantis. Contamos com uma equipe de professores de Educação Física empenhados, que participam de cursos de formação continuada permanentes voltados para a capacitação da prática pedagógica”, salientou.
Entusiasmados, os estudantes, Tiago de Almeida, de nove anos, e Marlone Vieira, de 10 anos, estavam ansiosos com a montagem da mesa de pingue-pongue: “Quero aprender a jogar e depois quem sabe participar de competições. Também gosto muito de futebol e voleibol. Vi que a escola ganhou bolas novas. Isso é muito bom”, falou Tiago.
A subsecretária Gelda Tavares complementou: “Com a entrega destes materiais a prática da educação física e do desporto escolar será mais facilitada. Essa entrega é mais uma oportunidade para que os nossos profissionais desenvolvam com mais eficiência os seus projetos esportivos nas unidades de ensino”, finalizou.
Na lista da distribuição desta sexta-feira (5) também estiveram o Colégio Municipal Botafogo, Eraldo Mussi, Aroeira, Joffre Frossard e Nosso Senhor dos Passos.