
Foto: Rui Porto Filho
Os novos gestores estarão à frente das unidades durante o triênio 2026, 2027 e 2028
As eleições para as funções de diretor geral e diretor adjunto das unidades escolares da rede pública municipal de ensino ocorreram nesta quarta (3) e quinta-feira (4). O processo definirá os gestores que estarão à frente das escolas durante o triênio 2026, 2027 e 2028, conforme estabelecem as Leis Complementares nº 026/2001 e nº 269/2017. A divulgação dos resultados preliminares das eleições será feita na próxima segunda-feira (8).
As chapas poderão interpor recursos entre terça (9) e quinta-feira (11), e o resultado final oficial será publicado no dia 15 de dezembro, no site da Prefeitura.
“As eleições para diretores das escolas municipais representam um sistema democrático e de seriedade, onde nossos alunos do 6° ao 9° ano vivenciaram como é uma eleição e junto aos pais decidiram quem irá conduzir a sua escola. O modelo permite que professores, funcionários, pais e responsáveis participem ativamente das decisões que impactam o cotidiano escolar, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e a escola”, avaliou o secretário municipal de Educação, Matias Mendes.
Cada unidade escolar conta com uma Comissão Eleitoral Local, composta por cinco membros — dois representantes dos professores, dois dos pais ou responsáveis e um dos demais servidores públicos — que estão conduzindo todas as etapas na escola.
O superintendente Administrativo da Secretaria Municipal de Educação, David Ricardo, falou também sobre a importância do processo. “Depois de dois dias de intenso trabalho, concluímos hoje a eleição de diretores. Foi um processo transparente e conduzido com total responsabilidade por nossa equipe. Agradeço o comprometimento de todos os profissionais envolvidos e parabenizo a comunidade escolar pela participação. Seguimos garantindo que a gestão escolar continue avançando com foco e organização”, frisou.
Transição
Após a divulgação das chapas eleitas, será iniciado o período de transição de gestão, previsto para ocorrer entre 15 e 30 de dezembro de 2025, com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação. Essa etapa tem como objetivo garantir a continuidade administrativa e pedagógica das unidades escolares, assegurando que as novas gestões iniciem o triênio de forma organizada e transparente. O edital completo, com todas as etapas, prazos e critérios de participação está disponível no site oficial da Prefeitura de Macaé.